Reconhecida como Capital Nacional de Cerâmica de Alta Temperatura, a cidade de Cunha é habitada pelos principais artistas ceramistas do país e do mundo; empreendimento local apostará em peças exclusivas para unir luxo e sustentabilidade

Apesar de ser comumente associada a peças de revestimentos, a cerâmica é a matéria prima de um importante setor da indústria das artes: a chamada cerâmica de autor. O estilo é difundido em várias partes do mundo e no Brasil, onde uma cidade no interior de São Paulo se destaca a nível internacional. 

Localizado a cerca de 220 km da capital paulista, o município de Cunha é um local com várias atrações culturais, naturais e principalmente artísticas. Principal polo ceramista do país, a região carrega uma tradição que vem desde meados de 1975, com quase meio século de história.

O trabalho realizado pelos artistas dos mais de 20 ateliês da cidade virou referência e atrai turistas apreciadores de artes, que viajam ao local para participar do Festival de Cerâmica de Cunha e atividades promovidas pelo Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha.

De fato, desde 2022 o município é oficialmente reconhecido como Capital Nacional de Cerâmica de Alta Temperatura. Depois de ser aprovado na Câmara dos Deputados e Senado, o PLC 65/2018 (originalmente PL 7.772/2017) foi sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Diferentes técnicas e estilos 

Assim como qualquer escola ou movimento artístico, a cerâmica de autor se caracteriza pelos diferentes estilos. Cada ateliê e seus ceramistas utilizam técnica, temperaturas de queimas e utilitários diferentes, por exemplo.

Giltaro Suenaga Jardineiro, ceramista filho de Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro, diz que a cerâmica de autor é bastante importante para a economia de Cunha é uma atividade que gera renda para diversas famílias.

“A cerâmica no município ainda tem muito potencial de crescimento e cada vez mais irá envolver a população nos processos de produção”, destaca.

Decoração em empreendimento exclusivo

Reconhecida não somente como a principal atração cultural para turistas, mas também como parte importante da identidade dos moradores da cidade, a cerâmica de artista será empregada em um grande projeto imobiliário local. 

Desenvolvido pela Zaltsman, incorporadora brasileira alinhada aos princípios de construções sustentáveis e designs assinados, o Gaia Residence será um empreendimento localizado em Cunha que terá peças de cerâmica.

O imóvel, que terá cerca de 4400m² totais, sendo 1700m² de área construída, será decorado com itens como cubas, calçadas e números de cerâmica, revela Artur Zaltsman, CEO da Zaltsman. 

“Os compradores das residências ainda vão receber um kit especial e exclusivo com produtos desenhados por Giltaro Suenaga Jardineiro. A ideia é justamente oferecer um empreendimento que mistura luxo, sustentabilidade e arte”, acrescenta Artur.

Giltaro lembra que como as peças de cerâmicas são produzidas de modo artesanal e artístico, cada uma é única e será exclusiva para o Gaia Residence. 

“Nós utilizaremos argila local para a modelagem manual das peças, cinzas de eucalipto e casca de arroz para as cores na pintura e queima em forno tradicional à temperatura de 1400°C”, afirma.

Sustentabilidade

Outro diferencial do Gaia Residence será suas soluções sustentáveis. O projeto prevê a instalação e utilização de sistema fotovoltaico, madeiras com selo verde, compostagem orgânica, tijolo ecológico e mais. No caso da cerâmica, o pilar ecológico continuará presente para se alinhar com o projeto.

Giltaro ressalta que além da importante preservação do meio ambiente, a união do empreendimento com a arte mais tradicional de Cunha será essencial para os ceramistas da região.

“Tanto a cerâmica local quanto Gaia Residence têm a ganhar com essa parceria, dando mais visibilidade para os artistas e enriquecendo o empreendimento”, defende.

Assinado pelo arquiteto Silvio Oksman, especialista em patrimônio e responsável pelo projeto do condomínio fechado que se inspirou na exaltação da natureza, o Gaia Residence será realizado em parceria com a Alphaz Concept, incorporadora referência por executar projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica.

“Com captação de água da chuva, sistema biodigestor e outras soluções, o nosso objetivo é mostrar que é possível unir e equilibrar modernidade e harmonia com a natureza”, finaliza Artur.

 

Sobre a Zaltsman

A Zaltsman é uma incorporadora brasileira que chega ao mercado para impactar positivamente o mundo dos empreendimentos imobiliários. 

A empresa nasce trazendo a experiência de sucesso iniciada há três gerações, quando o Dr. Artur Zaltsman fundou a Imobiliária Rony, a primeira de Guaratinguetá (SP), que cresceu em atuação e serviços oferecidos. 

Agora, sob o comando de Artur Zaltsman Neto, a vocação familiar se renova, alinhada com os princípios de construções sustentáveis, excelência nos projetos, designs assinados e localizações exclusivas.

Acesse:

https://gaiaresidence.com.br/ 

https://www.instagram.com/gaia.residence/ 

https://www.instagram.com/zaltsman.empreendimentos/ 

 

Sobre a Alphaz Concept

A Alphaz Concept é uma incorporadora brasileira que executa projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica.

A empresa segue as mais modernas tendências de construções ecologicamente viáveis, práticas de custo otimizado e acima de tudo um produto de alto valor agregado que gera rentabilidade para os proprietários.

Os empreendimentos da Alphaz Concept são equipados com soluções sustentáveis como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, captadores de água da chuva, compostagem orgânica e lixeiras para coleta seletiva.

A Alphaz Concept também possui o diferencial de atuar com parceiros técnicos de renome, como o arquiteto Sérgio Fischer. E embaixadores engajados com a causa ambiental, como a modelo internacional Cintia Dicker e as atrizes Deborah Secco e Cleo.

Atualmente a Alphaz Concept desenvolve projetos nas regiões Sul do estado de Minas Gerais, Vale do Paraíba, Bahia, Pipa (RN), Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba e Ilha Bela), Punta del Este, no Uruguai, e Costa Rica.