Grupo abre novo capítulo em sua história com as marcas ibis, ibis styles e ibis budget
A Accor, agora 100% focada em hotelaria e com expertise reconhecida nos três modelos de negócio – operação, franquia e gestão de ativos hoteleiros –, revela sua nova estratégia e abre um novo capítulo em sua história com as marcas econômicas ibis, ibis styles e ibis budget.

“Hoje estamos lançando um projeto global que consolidará a Accor como referência mundial na indústria hoteleira, capaz de inventar os hotéis do futuro. Esta importante iniciativa envolverá as nossas equipes do mundo todo. Nossa estratégia tem o objetivo de aumentar a visibilidade da marca Accor, atendendo aos novos desafios de distribuição. Para isso comunicaremos esta ambição com um novo posicionamento - ‘Open New Frontiers in Hospitality‘ - e através do fortalecimento dos símbolos de identidade Accor. Queremos oferecer uma nova e singular experiência em nossos hotéis, com marcas reposicionadas e serviços modernos e inovadores”, declara Denis Hennequin, presidente e CEO global da Accor.

“Decidi desafiar alguns conceitos básicos de nosso modelo de negócio: a mudança não é uma opção, é uma necessidade. A primeira parte de nosso projeto diz respeito ao segmento econômico. Com nossa liderança internacional, iremos revolucionar nosso portfólio de marcas econômicas em torno da bandeira ibis, que se beneficia de um reconhecimento inigualável no mundo inteiro. Consequentemente as marcas ibis, Etap Hotel e all seasons evoluirão para um grupo de três marcas fortes, inovadoras e rejuvenescidas, tornando-se ibis, ibis budget e ibis styles. ‘ibis’ agora é a pedra fundamental de nosso portfólio de hotéis econômicos”, acrescenta Denis Hennequin.

Estratégia de dinamização da marca econômica

Para atender as novas demandas de estilo de vida e de comportamento dos consumidores e, entendendo que a segmentação verticalizada das marcas econômicas às marcas sofisticadas é um modelo ultrapassado, a Accor reinventa os produtos e serviços de seus hotéis econômicos, fazendo da marca íbis uma bandeira única, com serviços modernos, contemporâneos e cheios de estilo.

ibis se torna uma Super Marca com três marcas:

- ibis, que permanece ibis,
- all seasons, que se tornará ‘ibis styles’ (Ainda não presente na América Latina)
- Etap Hotel e Formule 1, que se tornarão ‘ibis budget’

A implementação dessa nova segmentação – que será concluída no mundo todo até o início de 2013 – ampliará a legibilidade, consistência e força das três marcas econômicas, permitindo que a Accor atinja uma massa crítica em diversos mercados e também melhore a notoriedade e o potencial de crescimento de cada marca.

Uma ampla campanha de comunicação dará sustentação a esta mudança de marca em 2012, beneficiando–se da excelente presença, exposição e capilaridade da marca ibis ao destacar seu DNA comum nos três pilares: modernidade, simplicidade e bem-estar e, ao mesmo tempo, diferenciar claramente as distintas ofertas de  cada uma das três marcas econômicas.

ibis, ibis styles e ibis budget pretendem se tornar as marcas que oferecem o maior nível de conforto e bem-estar no segmento de hotéis econômicos.

Um plano para modernizar os hotéis e aprimorar o conforto das instalações será implantado por meio de uma reconfiguração das áreas comuns, ofertas de alimentos e bebidas e tecnologias para o consumidor, para que os hotéis correspondam as novas tendências e atendam às expectativas dos clientes de amanhã.

Com 1.500 hotéis econômicos em quatro continentes (excluindo a marca Motel 6, presente apenas nos Estados Unidos), o grupo Accor consolidará sua liderança neste segmento, o que é essencial para os resultados financeiros e para o crescimento mundial da empresa. Este novo e ambicioso projeto de marca irá:

- Fortalecer o reconhecimento das marcas econômicas da Accor e aumentar a satisfação dos clientes;

- Melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição e fidelidade da empresa através do compartilhamento de canais e ferramentas e;

- Garantir a expansão dessas marcas no mundo inteiro.

Accor: “Open New Frontiers in Hospitality”

Para Denis Hennequin este é o momento certo para “redefinir os objetivos e missões do Grupo”, uma vez que a Accor se tornou uma marca totalmente focada em hotelaria.

O novo slogan “Open New Frontiers in Hospitality” reflete a aspiração do grupo em regenerar o espírito de inovação que está impregnado no DNA da empresa e, ao mesmo tempo, antecipar novas formas de hospitalidade.

A marca Accor passa a desempenhar um papel mais amplo, especialmente com o grande público. Por um lado, transmitirá um comprometimento maior com as causas do Grupo, especialmente em recursos humanos, desenvolvimento sustentável e multiculturalismo, gerando assim, mais valor para o conjunto de suas marcas hoteleiras.

Por outro lado, no campo da Internet, determinante para o futuro da comercialização de hospedagens, a Accor estará diretamente associada ao seu canal de distribuição mais estratégico com o site Accorhotels.com e ao programa de fidelidade A|Club, renomeado como Le Club Accorhotels.

Finalmente, para fortalecer o laço de confiança e credibilidade de suas marcas, a Accor também se tornará uma marca de endosso com a assinatura “by Accor”, que será utilizada em todas as comunicações das marcas.

Este reposicionamento pretende fazer da marca Accor a marca de relacionamento mais competitiva e atraente do universo hoteleiro para seus parceiros, colaboradores e clientes.