Pousada e escola de vela, no mesmo local, tornam-se um dos pontos mais ecléticos do litoral norte para a temporada de verão

A agitação do verão à beira-mar e a atmosfera da Mata Atlântica preservada convivem em harmonia em um local diferenciado na exuberante Ilhabela, litoral norte de São Paulo, um dos pontos mais cobiçados por turistas brasileiros e do exterior. A Pousada Armação dos Ventos e a tradicional BL3 Escola de Iatismo, na Praia da Armação, têm o privilégio de contemplar ao mesmo tempo velejadores, praticantes de outros esportes náuticos, amantes da natureza ou simplesmente aqueles que não dispensam uma bela praia nas férias de verão. 

Pelas condições de vento e estrutura oferecida pela BL3, a Praia da Armação ao norte de Ilhabela, é um dos redutos preferidos dos velejadores e de quem gosta de se divertir no mar praticando, windsurfe, kitesurfe, stand up paddle ou remando um caiaque. A BL3 aluga todos os equipamentos necessários, assim como veleiros Dingue, Laser, Open Bic e Optimist, para aprendizes e para os que já velejam. Mergulho em águas verdes e transparentes e passeio de barco, a bordo do veleiro BL3, o que proporciona ao turista contemplar as belezas de Ilhabela, também constam no amplo ‘cardápio’ de atividades náuticas oferecidas pela escola de vela, com suporte completo, dentro e fora da água. 

"A Armação dos Ventos e a BL3, juntas, constituem o único local de Ilhabela, onde o turista se hospeda com total conforto e ainda pode velejar em um barco de oceano ou praticar outras atividades náuticas próximo à faixa de areia, junto com a família. Na praia, vai encontrar o que deseja: bar anexo à escola, cadeiras, guarda-sol, chuveiro, vestiário, sem falar na piscina, exclusiva aos hóspedes. É só sair da praia e atravessar a rua", convida o velejador Pedro Rodrigues, proprietário da pousada e da escola de vela. 

Com as instalações da pousada e a estrutura da escola, o local torna-se ideal para quem pretende descansar ao redor de uma bela piscina ou para os que preferem agitar, conhecer pessoas e conviver com a natureza que Ilhabela oferece: cachoeiras, caminhadas, trilhas off road, ou simplesmente relaxar na praia sob uma árvore ou guarda-sol, com deslumbrante paisagem bem próxima dos olhos. 

Vista de tirar o fôlego - Envolvida pela Mata Atlântica e a poucos metros da praia, a Pousada Armação dos Ventos é ideal para famílias, que podem optar por confortáveis chalés, além dos tradicionais apartamentos. O ambiente descontraído proporciona a interação entre os hóspedes e frequentadores habituais. Com dezenas de pousadas espalhadas pela Ilha, a receptividade dos funcionários, sempre eficientes e solícitos, faz a diferença. Para quem retorna da praia no final da tarde, é indispensável um mergulho na piscina com vista panorâmica do Canal de São Sebastião, seguido pelos sucos e batidas especiais da casa, acompanhados por uma caprichada porção de petiscos típicos do mar. Um momento único. 

Localizada na Praia da Armação, ao norte da Ilha, a apenas 7 km da Vila (centro de Ilhabela), a Armação dos Ventos adota como conceito, tornar-se "a sua casa de praia em Ilhabela". Dispõe de 13 confortáveis suítes, sendo 10 com vista para o Canal de São Sebastião. Conta também com dez aconchegantes chalés de dois quartos, banheiro, sala e cozinha, conjugados, com opção para locação mensal.

"Por ideologia, as suítes não possuem TV e frigobar. A intenção é de que o hóspede aproveite seus dias na Armação dos Ventos para ler um bom livro, namorar, conversar, fazer novos amigos, brincar com seus filhos, praticar esportes ou simplesmente não fazer nada", recomenda Pedro Rodrigues. 

A pousada oferece café da manhã completo, piscinas adulto e infantil, restaurante com cardápio variado, bar interno e no deck da piscina, sala de TV Sky, internet wireless, serviço de praia, estacionamento para hóspedes e para frequentadores da Praia da Armação (avulso). Passeios e atividades relacionadas ao ecoturismo também podem ser agendadas e indicadas na própria pousada. 

Encontro com as feras da vela - Não é raro encontrar na Praia da Armação, os mais ilustres velejadores olímpicos do País como, Robert Scheidt, Bruno Prada, Jorginho Zarif, Bernardo Ardnt, Alexandre Paradeda ou Beto Pandiani, conhecido por suas aventuras intercontinentais a bordo de pequenas embarcações. Quando estão treinando, esses campeões costumam adotar a BL3 como base para velejar na Ponta das Canas, um pouco mais ao norte, considerada uma das melhores raias de Ilhabela devido ao regime de ventos constantes. 

Em sua última aventura, Betão (Pandiani) desembarcou na Praia da Armação após cruzar o Atlântico Sul com o catamarã Picolé, a partir da Cidade do Cabo, na África do Sul. Como apoiadora da Copa Suzuki Jimny, a Pousada Armação dos Ventos vai receber os velejadores na festa de encerramento da temporada do XIV Circuito Ilhabela de Vela Oceânica no primeiro fim de semana de dezembro. 

O ano de 2014 está sendo especial para a BL3, que completa 20 anos de atuação em Ilhabela e comemora grandes conquistas. A primeira delas é ter se tornado a maior e mais tradicional escola de vela do Brasil, cumprindo a missão de ensinar, motivar e apoiar atletas que se tornaram grandes nomes do esporte e que hoje representam o Brasil em competições internacionais. Também trouxe para o mundo da vela milhares de pessoas que adotaram o mar como um refúgio, um ponto de equilíbrio ou mesmo uma área de lazer, e hoje fazem da vela mais do que um esporte, um estilo de vida. 

A dedicação aos clientes e a experiência adquirida ao longo do tempo, fizeram da BL3 uma referência no mundo da vela. Hoje, a escola oferece uma lista completa de produtos e serviços voltados ao iatismo, desde aulas básicas para quem nunca teve contato com a atividade e quer começar a velejar, até clínicas, workshops, cursos de aperfeiçoamento e suporte para velejadores mais experientes ou profissionais. BL3 é o numeral que o brasileiro Joerg Bruder, tricampeão mundial da classe Finn, utilizava em sua vela nas competições internacionais. O velejador faleceu no acidente aéreo de Orly, na França, em 1973, quando viajava justamente para buscar o tetracampeonato. 

Roteiro de Verão

Clínicas 2015 - Serão realizadas em janeiro com quatro opções de datas: 05 a 09, 12 a 16, 19 a 23 e 26 a 30. Alunos com idade superior a sete anos, que pretendem aprender ou aprimorar a velejada, têm à disposição barcos das classes: Optimist, Dingue, Open Bic e windsurfe.

Passeio em veleiro oceânico - O confortável veleiro BL3, de 40 pés (12 metros) navega por roteiros especiais e personalizados para quem deseja conhecer as belezas particulares de Ilhabela, muitas vezes ocultas para quem está em terra firme. 

BL3 Empresas - A regata oceânica é uma competição náutica de velocidade entre duas ou mais embarcações, que remonta ao século XVII, quando os barcos á vela eram utilizados como meio de transporte essencial, à marinha, ao comércio e aos grandes descobridores. Hoje as regatas são praticadas no mundo todo. No Brasil, a vela formou grandes campeões olímpicos como Robert Scheidt e Torben Grael.

A BL3 utiliza a Regata Oceânica como ferramenta inovadora e eficaz destinada a Programas de Treinamentos Comportamentais, Incentivo e Lazer nas organizações, fazendo com que todos os envolvidos vivenciem situações de real desafio em busca de resultado, possibilitando trabalhar os mais variados conceitos inerentes ao ambiente organizacional.

A atividade corporativa consiste na disputa provas oceânicas entre as equipes envolvidas. Cada executivo assume função específica de um tripulante, como timoneiro, trimmer (ajustador de velas), proeiro e tático. Assim como em uma empresa, essas atividades estão inter-relacionadas. Os executivos conduzem o veleiro como um time de trabalho. Segurança, prazer e aprendizado compõem a base da atividade.

As analogias extraídas da experiência são muito ricas e complementam a fundamentação conceitual das consultorias em Recursos Humanos, envolvidas nos programas de treinamento de maneira eficaz e produtiva.