A Pousada Casa Campestre (MG), em primeiro lugar e a Pousada Maris Paraty (RJ), em terceiro, foram premiadas pelo TripAdvisor

A Pousada Casa Campestre, em Gonçalves (MG), e a Pousada Maris Paraty (RJ) foram premiadas com o selo "Travellers' Choice 2018" do TripAdvisor como primeira e terceira colocadas, respectivamente. A lista das melhores pousadas do mundo foi divulgada pelo site de viagens no final de janeiro.

Com apenas três chalés e disponível somente para casais, a Casa Campestre, localizada em um bosque de araucárias a 1.500 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, tem a preferência de casais em lua de mel e enamorados. O luxo despretensioso e a proposta romântica são a marca da pousada brasileira número um e considerada a melhor do mundo.

No ambiente moderno e cercado de natureza, com muito charme, conforto e exclusividade, o atendimento é realizado pelos proprietários, Jefferson Renó e Alessandra Vinhas, que fizeram da pousada um projeto de vida. O casal busca sempre proporcionar aos hóspedes uma experiência única, exclusiva e inesquecível com romantismo e elegância nos detalhes em meio ao aconchego da lareira na montanha. A hospedagem fica a 9 km da pacata, charmosa e paradisíaca Gonçalves, que oferece atividades de natureza, aventura e turismo rural como banho de cachoeira, trekking, rapel, passeios em veículos 4x4 e a cavalo pelos picos e montanhas, além de turismo de experiência com visitas à alambiques, ao casario rural centenário e aos produtores orgânicos que oferecem comida da roça.

O Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, realizado entre outubro e novembro, valoriza tradições e hábitos rurais, como a culinária tipicamente mineira. A cidade ainda conserva manifestações culturais como as festas religiosas, desfiles de carros de boi e apresentações de congadas e moda de viola. Dispense o carro e aproveite para subir e descer ladeiras descobrindo lojas de artesanato, cafés, bistrôs, ateliês e restaurantes. Tudo isso fica pertinho de destinos turísticos badalados da Serra da Mantiqueira ente Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo como Monte Verde (26 km) e Campos do Jordão (25 km).

A pousada fica a 10 minutos de caminhada do Centro Histórico de Paraty com suas ruas de pedras, casario colonial colorido e prédios históricos. A cidade oferece um calendário cultural e de eventos para atrair turistas o ano inteiro.

São festas religiosas, eventos esportivos e culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), de 25 a 28 de julho, além de festivais de arte, cinema, música e gastronômicos, entre eles o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, de 10 a 19 de agosto. A cidade colonial fica no roteiro da Costa Verde, ligada pela cenográfica rodovia Rio-Santos (BR-101) e que tem a Ilha Grande, uma das 300 ilhas da baía de Angra dos Reis, como um dos principais destinos de natureza e aventura do estado do Rio de Janeiro.