Pin It

As principais entidades da indústria de hotéis do país - a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a Associação Brasileira de Resorts (ABR), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) - juntamente com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR), promovem no próximo dia 13 de março, às 8h, no Salão Principal, no anexo IV, 10º andar, da Câmara dos Deputados, em Brasília, uma reunião que tem a expectativa de reunir mais de 100 parlamentares.

O objetivo do encontro é de mobilizar os representantes do Poder Legislativo para as principais demandas da hotelaria nacional, a fim de garantir o crescimento sustentável do setor. Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FRENTUR), relatou que o setor hoteleiro é um dos mais importantes do turismo e esta aproximação do legislativo com o segmento visa acolher as demandas que precisam ser trabalhadas aqui no parlamento brasileiro.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, declarou que a ação inicial, de sensibilização, tem como meta conseguir reunir o maior número possível de Deputados Federais e Senadores. A intenção principal é mostrar a importância do segmento da hospitalidade na economia brasileira e confirmar sua força e união, uma vez que os pleitos do setor são comuns e deveriam estar no Projeto de Lei 7413/17 que atualiza a Lei Geral do Turismo. Isso garantiria a necessária atualização, modernização e a segurança jurídica para o trade turístico brasileiro e, em específico, para o setor hoteleiro e que todas as pautas serão apresentadas aos parlamentares já foram anteriormente encaminhadas ao Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Para Alberto Cestrone, presidente da Associação Brasileira de Resorts, a idéia do grupo é apresentar uma agenda propositiva com seus principais pleitos, uma vez que há uma unanimidade entre todos os representantes das principais entidades da hotelaria nacional.
O presidente da FBHA disse que continuaremos trabalhando para que o Turismo possa ocupar um papel central na retomada do crescimento econômico. É necessário ter representantes no Congresso que defendam a bandeira do setor, além de estreitar o relacionamento com o Legislativo. Atenção às políticas públicas e estímulo a programas de relevância nacional para toda a cadeia produtiva são fundamentais.