Confira uma lista de hotéis aconchegantes associados à  Roteiros de Charme para aproveitar este mês de férias

Inverno é tempo de buscar aquele lugar friozinho com quem a gente encontra aconchego. E as temperaturas mais baixas pedem, além do abraço, mimos como lareira, piscina aquecida, fondues, carta de vinhos e/ou uma boa cachaça. Confira uma lista de hotéis aconchegantes associados à  Roteiros de Charme para aproveitar este mês de férias.

Só em Itaipava, na Região Serrana do Rio, são três belas opções. Em meio a um bosque de Pinheiros, as suítes e chalés do Hotel Capim Limão, em Itaipava, já sinalizam o que esperar da hospedagem: conforto e requinte. Um dos destaques do inverno é uma adega climatizada com cerca de 120 rótulos das melhores regiões do mundo, que podem ser apreciados junto à lareira, que compõe o ambiente. Já na Pousada Les Roches, incrustada no Vale do Cuiabá, os 10 chalés e quatro suítes são totalmente equipados e climatizados para oferecer conforto aos seus hóspedes. E o “plus” no inverno fica por conta de uma excelente carta de vinhos, com destaque para os da França, Itália, Espanha, Argentina, Chile, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos e Brasil. Para o inverno, foi lançado um novo cardápio, com fondues, sopa no pão italiano, ossobuco de vitela, linguine com cogumelos e azeite trufado, papardelle de cordeiro, coelho, cuscus marroquino e lula recheada com camarão, além dos pratos já tradicionais.

Também em Itaipava e cercado por cachoeiras, lagos e trilha, o Quinta da Paz é outro que tem uma bela adega climatizada para conquistar os hóspedes do inverno. E com um detalhe que lhe confere ainda mais charme: com capacidade para 1500 garrafas, ela é subterrânea e tem um espaço destinado a jantares especiais.

Perto dali, em Teresópolis, a 1250 metros de altitude, o clima ameno da Serra do Mar garante ao Rosa dos Ventos uma temperatura média de 7 a 10 graus abaixo da registrada no Rio de Janeiro. Boa pedida para quem quer aproveitar os ares europeus desta construção em estilo suíço-alemão. Além de ambientes com lareiras e duas piscinas externas climatizadas com aquecimento solar, os hóspedes podem degustar fondues e racletes.

Em Lumiar, o Parador Lumiar é o refúgio ideal para quem procura tranquilidade e conforto na região de Nova Friburgo. O local conta com equipamentos como aquecedor de toalhas, além de lareira, para esquentar os hóspedes neste e em todos os invernos. Lá, a adega é em pedra, climatizada naturalmente.

A 180 km de São Paulo, o Hotel Frontenac foca na hospedagem com serviço personalizado e atencioso aliado à qualidade e conforto. Neste inverno, os hóspedes podem aproveitar o restaurante, equipado com lareira, para provar não apenas diversos tipos de fondue, mas também sopas: as noites de quinta-feira até o final de julho serão dedicadas a elas. Aos sábados, tem feijoada com chorinho no almoço e, aos domingos, brunch especial para aquelas manhãs preguiçosas de inverno.  A adega, climatizada naturalmente, é premiada há 12 anos consecutivos pela revista Prazares da Mesa. E o hotel oferece serviço de sommelier.

A Estalagem La Hacienda, construída inteiramente em pedra e madeira de demolição, fica a 14 quilômetros do Centro de Gramado, um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas do país e do exterior, especialmente no inverno. Com cenário bucólico, que inclui ovelhas e um moinho antigo, La Hacienda tem chalés com lareira e calefação para aquecer os hóspedes, assim como adega para um jantar mais romântico. As carnes são assadas numa casa de fogo de chão.

E, no topo da Serra do Rio do Rastro, num privilegiado cenário de araucárias e cânions, a 1560 metros de altitude, o catarinense Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, é outro bom endereço para buscar aconchego neste inverno. Todos os ambientes têm vista para lagos e campos. No restaurante, que fica sobre um lago com trapiche, a vista é 360º. Para aproveitar a paisagem no frio, os hóspedes contam com uma jacuzzi que fica ao ar livre e é climatizada. Ou optar pela piscina interna aquecida. O clima de montanha pede um bom vinho, e a carta de vinhos do Rio do Rastro conta com cem rótulos das mais variadas regiões do mundo.