Para fazer uso dos ambientes é preciso ser hóspede e reservá-los

Viajar é aquela oportunidade de ficar bem longe da cozinha, certo? Depende. Hotéis e pousadas da Roteiros de Charme oferecem a possibilidade de o hóspede fazer pratos especiais em espaços preparados para grandes aventuras culinárias. Experimente!

Localizada em um pequeno vilarejo, no extremo norte do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia, com a natureza preservada de seus manguezais, alagados, restingas, praias e dunas, a Pousada Ka347 coloca à disposição dos hóspedes não apenas uma, mas duas cozinhas super equipadas onde dá gosto fazer experiências culinárias. Uma, interna e multicolorida, tem fogão a gás. A outra, externa, conta até com paellera (para quem quiser se arriscar na gastronomia espanhola), além de fogão à lenha. A ideia dos proprietários, amantes da gastronomia e de bons vinhos e champanhes, foi inovar ao criar o conceito “pousada gourmet”.

 

Para fazer uso dos ambientes é preciso ser hóspede e reservá-los. Quem quiser se aventurar pode levar os produtos de que necessita ou comprá-los numa lojinha da própria pousada, que vende carne, arroz arbóreo e alguns molhos, por exemplo.

Em uma área verde de 90 mil m2, numa bela reserva de Mata Atlântica onde se pode apreciar uma enorme variedade da flora e da fauna da região, está a Pousada Les Roches, que fica em Itaipava, no lindo Vale do Cuiabá.

Inaugurada em 2006, ela já foi criada com uma cozinha gourmet, como forma de incentivar seus hóspedes a valorizar este ambiente do qual muitos querem fugir no dia a dia. Com muito charme, é claro. Tanto que certa vez um hóspede solicitou os ingredientes para um prato que desejava preparar, colheu flores no jardim da pousada e fez um arranjo para a namorada, com quem jantou, no restaurante da piscina, já que a cozinha é ali ao lado. Para utilização do espaço, é preciso fazer uma reserva a fim de que a direção possa providenciar o que é necessário para o evento. O horário deve preferencialmente coincidir com o de funcionamento do restaurante (até as 23h), mas pode ser ajustado de acordo com as necessidade do chef-hóspede.

A Pousada Rabo do Lagarto fica em Domingos Martins, a 1100m de altitude, nas margens do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, no Espírito Santo, onde estão as montanhas mais altas do Brasil. A tal Pedra Azul é um granito com quase 2 mil metros de altura em que se vê uma formação rochosa com o formato nítido de um lagarto. No aconchego da pousada, é possível fazer uso da cozinha gourmet para preparar belos almoços e jantares, testando receitas especiais e compartilhando o espaço com quem quiser. Ou, ainda, contar com a equipe do bistrô Chez Lagarto para convidar amigos e definir o próprio menu degustação, de acordo com seu paladar e com assessoria dos profissionais do bistrô. O cardápio é preferencialmente sustentável, com uso de ingredientes regionais.