Iniciativa faz parte do Plano de Gestão Integral do Litoral, que também visa prevenir a erosão das praias, preservar o ecossistema aquático e promover conscientização e educação
Com 20 propriedades na República Dominicana, no México e na Jamaica, a Bahia Principe Hotels & Resorts colocou em prática o Plano de Gestão Integral do Litoral nestes três destinos do Caribe em que está presente. O objetivo principal é restaurar o equilíbrio natural da dinâmica costeira, contando com tecnologia e práticas inovadoras para combater os principais problemas ambientais. É o caso de um sistema pioneiro de barreiras que, nas primeiras semanas de operação, já reduziu 95% da presença de sargaço (uma espécie de alga marinha) nas praias mexicanas onde estão localizadas as quatro propriedades da rede na Riviera Maya, um dos grandes problemas ambientais da região.
 
Trata-se de um sistema não invasivo, que respeita a fauna e a flora marinhas, e conta com os materiais e as tecnologias mais sofisticados, além de uma equipe multidisciplinar de biólogos marinhos, oceanógrafos, engenheiros e mergulhadores de uma companhia de navegação com mais de 20 anos de experiência em manutenção, logística e serviços marítimos.
 
Esse projeto reforça o compromisso firme da empresa com a sustentabilidade, apresentando uma gestão integrada de todos os aspectos que influenciam o sistema costeiro: ambiental, natural, mas também social. A rede Bahia Principe conta com o apoio técnico de várias empresas de consultoria e engenharia ambiental e com a participação e colaboração de agências oficiais e ministérios competentes em cada um dos países, além da participação de várias universidades e da própria Fundação Ecológica Eco-bahia, que ajudarão a avaliar a implementação e a eficácia das medidas.

Seguindo essa abordagem multidisciplinar o projeto já está sendo implementado no México, na República Dominicana e na Jamaica em três áreas de atuação: ações voltadas para a preservação de praias - e, em particular, para reduzir a erosão, preservar o sistema de dunas e vegetação e gerenciar infra-estruturas localizadas no litoral e os resíduos gerados; práticas orientadas para a proteção do sistema aquático - que incluem o cuidado com flora e fauna marinhas, a preservação da qualidade da água ou a promoção da pesca sustentável; e medidas de conscientização e educação em comunidades próximas ao mar.

Nas palavras de Antonia del Toro, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Piñero, "o último relatório do Grupo Intergovernamental de Especialistas em Mudanças Climáticas aponta que os sistemas costeiros são especialmente sensíveis a três fatores ligados à mudança climática: o nível do mar, a temperatura e a acidez do oceano. No Grupo Piñero, estamos cientes dessa realidade e de nossa responsabilidade na busca por soluções para a preservação dos destinos em que operamos e, por isso, lançamos este projeto, que combina ações ambientais com um necessário trabalho de conscientização social".

O Plano de Gestão Integral do Litoral do Grupo Piñero também inclui entre os objetivos a mitigação do desequilíbrio hidrodinâmico, a promoção do uso sustentável de recursos e a melhoria da resiliência às mudanças climáticas.