Pesquisa aponta que apenas 12,50% dos empreendimentos apurados pretendem reabrir as portas ainda no mês de maio

Pesquisa do Hotéis Rio realizada com profissionais de Recursos Humanos dos empreendimentos hoteleiros do município do Rio de Janeiro, na última semana de abril, aponta que cerca de 90 estabelecimentos de hospedagem (hotéis e albergues) estão com operações temporariamente suspensas na capital, totalizando redução na oferta de 6.100 quartos.

Ao mapear uma previsão de retomada do setor de hospedagem, o estudo aponta que apenas 12,50% dos empreendimentos apurados pretendem reabrir as portas ainda no mês de maio, enquanto 75% têm previsão de reabertura a partir de junho. Cerca de 12,50% não trabalha com previsão de data.

Até o momento, o índice de demissões no setor está em 24,09%. As áreas mais atingidas pelas demissões são os setores de Governança (33,07%), Alimentos & Bebidas (30,69%) e Recepção (13,58%).

Ainda de acordo com o Hotéis Rio, para o mês de maio, o prejuízo estimado na hotelaria devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus será superior a R$ 160 milhões. Atualmente, a hotelaria conta com menos de 5% dos quartos ocupados.