Sofitel Guarujá Jequitimar, um dos hotéis Accor na América do Sul que participam da parceria entre Accor, Expedia e UNESCO

Expedia Group, plataforma global de viagens, e a Accor, líder mundial em hospitalidade, em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), estão unindo forças para estender ainda mais o Compromisso de Turismo Sustentável da UNESCO (denominada também "O Compromisso"). Este acordo tripartido estratégico fará com que 3.358 hotéis Accor globalmente se unam para promover a sustentabilidade ambiental e o turismo sustentável em todo o mundo.

O Compromisso de Turismo Sustentável da UNESCO promove práticas responsáveis, resiliência da comunidade e conservação do patrimônio, com o objetivo final de mudar a natureza e o impacto do turismo global. De acordo com o Compromisso, as partes se comprometem a apoiar a redução e eliminação de plásticos de uso único e a promover a economia e a cultura locais.

O Compromisso foi lançado em outubro de 2019, com a Autoridade de Turismo da Tailândia, UNESCO e Expedia Group. Os hotéis da Accor se juntam a mais de 500 hotéis na Tailândia que assinaram o Compromisso desde que o microsite tailandês foi criado em 2020.

A expansão do Compromisso chega em um momento em que a consciência e a demanda dos viajantes por práticas de sustentabilidade do turismo continuam a crescer, com a geração Y e a GenZ assumindo a liderança com maior consciência ambiental. É importante ressaltar que esses jovens viajantes (até 40 anos) compartilham preocupações aumentadas sobre o impacto ambiental causado ao escolher uma viagem futura, o que pode ser atribuído às consequências causadas pelo COVID-19. Com a adesão da Accor a essa iniciativa do Grupo Expedia e da UNESCO, o Compromisso se estende a quase 100 países que promovem o turismo sustentável em todo o mundo.

Markus Keller, vice-presidente sênior de vendas e distribuição da Accor, disse: "Temos a responsabilidade de oferecer soluções sustentáveis e tangíveis aos nossos hóspedes para reduzir o impacto do setor de hospitalidade no meio ambiente. A Accor e todos os hotéis de sua rede têm compromissos de longa data nesta área, por nossa decisão de remover todos os itens de plástico descartáveis da experiência dos hóspedes em nossos hotéis até 2022. Queremos acelerar nossos esforços, por isso estamos nos juntando ao Compromisso de Turismo Sustentável da UNESCO, em parceria com o Grupo Expedia.

Nossa ambição é continuar a impulsionar a mudança em direção à hospitalidade positiva, onde quer que estejamos. Juntar-se ao Compromisso com 3.358 de nossos hotéis é uma continuação do programa de desenvolvimento sustentável do nosso grupo "Planet 21 - Acting Here", que define objetivos concretos e quantitativos relacionados ao abastecimento local, diversidade e gestão de água, energia e resíduos. O Planet 21 foi lançado em 2011 e é baseado em quatro prioridades estratégicas: trabalhar com nossos colaboradores, envolver nossos hóspedes, inovar com nossos parceiros e trabalhar com as comunidades locais; duas questões principais são lidar com alimentos e construir sustentabilidade. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros neste novo Compromisso."

Os hotéis podem ser exemplos de práticas verdes de destaque e forças para mudanças positivas na comunidade. Basta começar com alguns compromissos simples.

"O Compromisso de Turismo Sustentável da UNESCO visa transformar palavras em ações e é um testemunho de nosso compromisso crescente em colaborar estreitamente com o setor de hospitalidade a fim de aumentar a consciência e as práticas de turismo sustentável e ambiental em todo o mundo. Todos precisam fazer sua parte na promoção do turismo sustentável e na preservação dos destinos de viagem. Esta parceria com a Accor visa dar os passos necessários, em escala global, para minimizar o desperdício no setor de turismo", disse Zuhairah Washington, vice-presidente sênior de contas estratégicas do Expedia Group.

A UNESCO também anunciou que o Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico forneceu 2 milhões de euros para ajudar a expandir o Compromisso em sete países (Bósnia e Herzegovina, Camboja, Geórgia, Indonésia, Quênia, Namíbia e Vietnã). O programa ajudará o trabalho da UNESCO para fazer o turismo emergir mais forte da crise COVID-19 e incentivar o desenvolvimento sustentável no setor.

A Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, comentou: "O esforço coletivo é ainda mais crucial pelo fato de a pandemia ter afetado duramente os setores de turismo e cultura. Esperamos que os esforços da Alemanha, Accor e Expedia incentivem outros grandes players do setor a se juntarem a nós e investir para oferecer um turismo mais responsável".

Sustentabilidade na América do Sul

Na América do Sul, a Accor conta com diversos hotéis que já estão engajados com ações cujo intuito é contribuir com o meio ambiente. Portanto, os hotéis da região também participam dessa parceria com a Expedia e UNESCO, sendo um deles o Sofitel Jequitimar.

O hotel conta com um projeto de emissão zero que reutiliza toda a água e não descarta nenhum efluente líquido no meio ambiente. A premissa é aproveitar toda a água de reuso dentro da própria unidade e o maior diferencial é a separação dos efluentes por origem, com tratamentos separados.

Com este projeto, o hotel já foi reconhecido com alguns prêmios, como:

• Prêmio AmCham (Câmara Americana de Comércio - Rio de Janeiro) Brasil Ambiental, 2018, 1º lugar, categoria: Água;
• Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017, 1º lugar, categoria: Hotéis;
• Prêmio Caio de Sustentabilidade 2017;
• Prêmio Sofitel Golden Link, Melhor Projeto das Américas, 2013;
• Selo de Hotel Sustentável, GBC Green Building Council, 2013.

Como parte também desse acordo com a UNESCO e Expedia, a Accor já está avançando com a luta contra a poluição plástica no Turismo. Neste ano, clientes dos hotéis das marcas Accor no Brasil irão encontrar mudanças nos amenities disponíveis nos quartos. No caso das unidades Mercure e Novotel, ao invés de usar aquelas tradicionais bisnagas pequenas de plástico com shampoo e condicionador, os clientes terão à sua disposição dois dispensers separados de 500 ml, um contendo shampoo e o outro condicionador. Fabricados pela Phytoervas, em parceria com a Realgem’s - empresa líder na criação e desenvolvimento de amenities -, as fórmulas dos produtos são isentas de contaminantes ambientais e ingredientes animais, sendo, portanto, cruelty-free e 100% veganas. Além disso, os hotéis das marcas Mercure e Novotel também passarão a oferecer sabonetes em barra embalados em papel produzido com cera de abelha, substituindo o plástico.

Já os hotéis das marcas ibis, ibis Styles e ibis budget terão dispensers de shampoo e condicionador 2 em 1 (de 265 ml), além de sabonetes em barra, embalados em papel com cera de abelha, substituindo o plástico.

Para saber mais sobre como os hotéis da Accor estão trabalhando neste Compromisso para se tornarem mais sustentáveis e amigos do meio ambiente, acesse: http://youtu.be/MMokrB7MDA4.

Para download da imagem clique aqui.


Acesse a nossa press room para mais informações sobre a Accor e as suas marcas: http://press.accor.com/south-america/en/?lang=en