Nesta quinta-feira, 8 de abril, a relação comercial entre a rede hoteleira e as agências de viagens foi debatida durante o Fórum Comercial promovido pelo HotéisRIO

 

(Assessoria de Imprensa)

A relação comercial entre a rede hoteleira e as agências de viagens foi debatida, hoje (08 de abril), durante o Fórum Comercial promovido pelo HotéisRIO. O presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, foi convidado a participar do encontro e apresentar a importância da parceria entre hotéis e agências de viagens nas operações de reservas hoteleiras.

Luiz Strauss aproveitou a oportunidade para reiterar o papel e a importância do agente de viagens como principal vendedor da cadeira de Turismo e destacou algumas práticas de mercado adotadas pela rede hoteleira que geram incômodos, como a oferta de tarifas promocionais as quais as agências não têm acesso e a propaganda direta, com tarifas especiais, aos clientes.

“As agências representam hoje 60% da força de vendas da hotelaria. O que pedimos é o reconhecimento do nosso papel como canal distribuidor e a oferta igualitária de tarifas”, reforçou o presidente da Abav-RJ durante o fórum.

O presidente do Fórum Comercial do HotéisRIO e diretor da Rede Arena, José Domingo Bouzon, mostrou compreensão aos argumentos do dirigente da Abav-RJ, destacando, porém, que as novas tecnologias impactam não somente os processos de vendas e marketing do setor, mas também o comportamento do consumidor. “Os novos canais naturalmente viabilizam maior agilidade na comunicação de tarifas e diferenciais de hospedagem e maior proximidade com o público final para atrair e garantir a fidelidade em tempos desafiadores. É, sem dúvida, um desafio também para os agentes de viagens dar maior visibilidade aos benefícios que podem trazer a essa relação”.

Ao final do encontro, as entidades se prontificaram a promover um encontro com um grupo de trabalho formado por representantes da rede hoteleira e das agências de viagens para buscarem um modelo de negócios que seja benéfico para as duas partes.

“Foi uma oportunidade para conhecermos a realidade de cada mercado e um estímulo a buscarmos uma forma saudável de operação comercial. Precisamos um do outro e, em parceria, todos se fortalecem”, ressaltou Luiz Strauss.

A superintendente do HotéisRIO, Theresa Jansen, agradeceu a participação de Luiz Strauss e registrou o interesse do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro em fortalecer toda a cadeia produtiva do receptivo turístico carioca.