Atualizações vão melhorar experiência do usuário, simplificar processo para se tornar anfitrião e facilitar interação entre hóspedes e anfitriões

Redação

Inspirado pelas grandes mudanças na forma de viajar e acreditando em uma retomada das viagens sem precedentes no mundo todo, que já começou em países mais adiantados no combate à pandemia, como os Estados Unidos, o Airbnb lança mais de 100 atualizações da plataforma para melhorar a experiência de hóspedes e anfitriões e aprimorar os serviços oferecidos no site e no aplicativo. O lançamento Airbnb 2021 apresenta recursos para oferecer aos hóspedes ainda mais flexibilidade ao planejarem suas viagens e processos mais simples para quem quer se tornar anfitrião na plataforma.

"Temos visto três mudanças fundamentais nas viagens, à medida que as pessoas têm mais flexibilidade em suas rotinas", diz Brian Chesky, cofundador e CEO da Airbnb. "As pessoas podem viajar a qualquer hora, estão viajando para mais lugares e têm ficado por mais tempo. Os limites entre morar, trabalhar e viajar estão se confundindo e estamos fazendo essa grande atualização para tornar mais fácil para as pessoas incorporarem as viagens em suas vidas e para que mais pessoas se tornem anfitriões."

Flexibilidade

A flexibilidade está no centro das atualizações. São três novas formas de busca no Airbnb: Datas Flexíveis, Destinos Flexíveis e Critérios Flexíveis.

A busca por Datas Flexíveis, lançada em fevereiro, torna mais fácil encontrar os melhores lugares para ficar para quem tem flexibilidade de quando vai viajar. Em vez de pesquisar com datas fixas, você pode pesquisar para um fim de semana, uma semana ou até mesmo uma estadia de um mês. Desde o lançamento da ferramenta, já foram registradas mais de 100 milhões de buscas globalmente usando essa função.

A busca por Destinos Flexíveis é uma nova maneira de planejar viagens quando um tipo específico de acomodação é mais importante do que um destino específico. A ferramenta ajuda a descobrir acomodações incríveis em lugares que você talvez não tenha considerado pesquisar, incluindo acomodações tradicionais no Japão, construções de pedra na Itália ou castelos na Espanha. De casas na árvore a trailers, o Airbnb tem mais de 170 mil acomodações diferenciadas disponíveis e o número de pesquisas por essas acomodações únicas cresceu 94% em 2021 até agora, em comparação com o mesmo período de 2019.

E a busca por Critérios Flexíveis oferece uma seleção mais ampla quando você pesquisa um lugar para ficar, exibindo acomodações além dos parâmetros definidos inicialmente. Dessa forma, o hóspede não perde a oportunidade de reservar uma ótima estadia que esteja fora dos parâmetros especificados na pesquisa - por exemplo, se você estivesse procurando uma casa à beira-mar e definisse o preço máximo por noite em US$ 250 (cerca de R$ 1.300), ainda mostraremos opções com preços logo acima disso.

Estamos aprimorando também nossos recursos de busca, através do acesso a uma das maiores bases de dados de propriedades do mundo, para ajudar as pessoas a encontrarem o lugar ideal para se hospedar. Estamos melhorando significativamente nossos recursos de pesquisa para ajudar as pessoas a encontrar o lugar ideal para se hospedar, aproveitando um dos maiores bancos de dados de imóveis do mundo. Os novos filtros variam em função da sazonalidade ou da localização, e permitem buscar acomodações próximas a pontos de interesse, como parques nacionais, ou com atributos bem específicos, como vista para o mar ou lareira a gás ou a lenha.

Facilidade para se tornar anfitrião

Estamos tornando ainda mais fácil o processo para quem quer se tornar anfitrião na plataforma, com um novo formato de cadastro, que passa a ter apenas 10 etapas simples, utilizando as mais novas tecnologias. O modelo de deep learning da plataforma automatiza a disposição das fotos nos anúncios com base nas características estabelecidas pelos hóspedes, enquanto as sugestões inteligentes de texto ajudam os anfitriões a criarem o melhor título e descrição ideal para sua acomodação. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma integração da plataforma Airbnb com dados imobiliários públicos preenche automaticamente detalhes básicos, como o número de quartos e banheiros.

O novo processo, mais ágil e simplificado, permitirá que novos anfitriões, que desejam aproveitar as oportunidades que irão surgir com a retomada das viagens, ingressem rápido na plataforma e recebam logo seus primeiros hóspedes. No primeiro trimestre de 2021, entre os novos anúncios que foram publicados e reservados, 50% receberam uma solicitação de reserva quatro dias após terem sido disponibilizados na plataforma.

Atendimento ao cliente

Também estamos melhorando o nosso atendimento ao usuário, dobrando o número de colaboradores dedicados ao atendimento no período do verão americano, que inclui as férias de julho no Brasil, expandindo o atendimento de 11 para 42 idiomas. Uma Central de Ajuda totalmente redesenhada agora tem navegação mais fácil, e oferece suporte mais personalizado tanto para hóspedes como para anfitriões.

Melhorias em toda a experiência Airbnb

Entre as mais de 100 atualizações da plataforma, destacam-se ainda:

Hóspedes
● Processo de pagamento da reserva mais rápido: reduzimos o número de etapas para novos hóspedes confirmarem sua primeira reserva.
● Guia de Chegada: acesso fácil a todas as informações de que um hóspede precisa antes do check-in (como chegar, código para abrir porta, Wifi, etc).
● Avaliações atualizadas: os hóspedes agora têm uma variedade mais ampla de categorias, de críticas a elogios, para avaliar a estadia.
● Mais clareza nos cancelamentos: atualização das políticas de cancelamento para facilitar o entendimento das regras por hóspedes e anfitriões.

Anfitriões
● Aba Hoje, totalmente nova: página principal para anfitriões, que facilita o gerenciamento de reservas e tarefas diárias. Em um só lugar, os anfitriões têm acesso rápido a novos pedidos de reserva, a reservas programadas, assim como a informações sobre hóspedes atuais e links rápidos para as ferramentas mais utilizadas.
● Nova página de boas-vindas do anfitrião: página central para novos anfitriões com artigos e depoimentos úteis, bem como uma ferramenta aprimorada para estimar ganhos potenciais com a acomodação, com base nos preços por noite e na demanda locais.
● Melhorias no Sistema de Mensagem: as mensagens carregam até 10 vezes mais rápido e novos recursos incluem respostas rápidas personalizadas, que permitem aos anfitriões responderem com apenas um toque às perguntas mais frequentes dos hóspedes, além de mensagens programadas, que automatizam o envio de lembretes, como instruções de check-out.
● Suporte dedicado para Superhost: uma equipe de atendimento dedicada aos Superhosts e Líderes de Comunidade, oferecendo aos nossos anfitriões mais experientes acesso prioritário aos nossos agentes de atendimento especialistas.

Para obter uma lista completa de todas as mais de 100 atualizações, visite www.airbnb.com/2021

O novo cenário de viagens

Muitas das atualizações foram feitas baseadas em uma análise abrangente dos dados de reserva do Airbnb e em pesquisas com usuários, que revelam até que ponto a pandemia mudou a forma de viajar. Com 4 milhões de anfitriões em mais de 220 países e mais de 900 milhões de viajantes, o Airbnb tem informações pertinentes para avaliar como as viagens estão mudando. A análise revela três tendências principais:
● Devido à tendência de trabalho remoto, as pessoas passam a ter maior flexibilidade para viajar. Desde o início deste ano, foram mais de 200 milhões de pesquisas com datas flexíveis, 100 milhões das quais usaram a nova ferramenta "Datas Flexíveis".
● As viagens estão distribuídas em uma gama maior de destinos. Nos 12 meses que terminaram em 30 de abril de 2021, foram feitas reservas em 94 mil cidades.
● As pessoas ficam mais tempo viajando. O número de reservas com 28 dias ou mais no Airbnb saltou de 14% em 2019 para 24% no primeiro trimestre de 2021. Na cidade de Nova York, 62% das nossas reservas são feitas para estadias de longa duração.