Evento que reuniu o trade local apresentou dados e soluções que favorecem os negócios do setor

A Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) realizou na última segunda-feira (9) o 1º HSMAI Strategy Conference em Gramado, RS, voltado para estratégia hoteleira. O evento, que aconteceu no Hotel Casa da Montanha, inaugurou a presença da HSMAI Brasil na região e contou com a presença de 80 executivos e profissionais de hotelaria, proprietários e CEOs de marcas relevantes do destino.

Já na abertura do encontro, André Kabutomori, head chapter HSMAI Serra Gaúcha e Sul do país, convidou Rafael Peccin, diretor da Casa Hotéis, para comentar sobre os desafios da hotelaria para 2024. Para o profissional, os hotéis precisam focar no posicionamento de marca e se atentar aos movimentos de demandas que aparecerão no decorrer do ano. “Foi percebida uma diminuição da demanda em 2023, saindo de uma super alta dos últimos dois anos, embora a diária média tenha se mantido estável. Para o próximo ano, precisamos perceber as oportunidades e aproveitar as demandas pontuais do setor”, explica Peccin. 

Dando continuidade ao evento, Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam, explicou aos presentes o propósito da HSMAI e trouxe alguns insights da HSMAI Commercial Strategy Week, que ocorreu em junho deste ano, em Toronto, Canadá. 

“Os três pilares apresentados no evento que reuniu representantes do mundo inteiro da HSMAI focaram em temas como a importância do planejamento; a necessidade de definir metas claras e alcançáveis; e o investimento em tecnologia e análise de dados para a tomada de decisões mais assertivas. A proposta é que os profissionais se concentrem no desenvolvimento do pensamento estratégico”, finaliza Gabriela. 

Os desafios da Multipropriedade

Para abrir a rodada de conteúdos, Adriana Regadas, gerente de marketing e vendas de Wyndham Gramado Termas Resorts & Spa, chamou ao palco Jeferson Braga, CEO do Own Time; Alexandre Gehlen, diretor geral do Intercity Hotéis; e José Ernesto Marino Neto, diretor estatutário e acionista Kempinski Laje de Pedra.

Para os profissionais, o grande desafio é a gestão da ociosidade nos empreendimentos. Apesar disso, o estado do Rio Grande do Sul permite menores riscos em negócios de luxo, o que garante a percepção de prosperidade e diversificação de demandas. 

José Ernesto explicou que, para que empreendimentos de multipropriedade consigam ter sucesso, é importante comercializar seu inventário sem a interferência dos proprietários. “O Kempinski Laje de Pedra, por exemplo, manteve propriedade sobre 40% do negócio, e garante que, o que foi prometido para os clientes, será entregue. Não haverá espaço para associações de proprietários exigindo interferência comercial no negócio”, completa.

Eles destacaram que o foco precisa ser essencialmente na entrega da experiência e que é necessário que os proprietários entendam que não é um produto que tem retorno no capital investido, e sim, que traz gastos significativos. Os três profissionais concordam que é importante ter uma política clara desde a concepção do empreendimento e que a venda precisa ser pautada na utilização dos espaços e não no investimento.

Case Suárez Grêmio - Estratégia de Marketing e Vendas

Para apresentar o case do jogador Suárez, que chegou ao Grêmio em 2022, Paulo Caleffi, sócio-proprietário na S.P. Caleffi Advogados, subiu ao palco. O profissional explicou que o principal foco do time de futebol ao escolher o jogador foi os 43 milhões de seguidores que Suárez possuía nas redes sociais. 

“Dentro da negociação feita pelo clube, fazia sentido a utilização da popularidade do jogador na internet. O Grêmio tinha como intenção utilizar a imagem do atleta para captar novos parceiros comerciais”, explica. 

Com o êxito da ação, Paulo esclareceu como utilizar o case da maior contratação do futebol brasileiro a favor do seu negócio. “É preciso ter um bom produto, criatividade e muita dedicação. A combinação dessas três regras é o segredo”, finaliza. 

Como se tornar referência internacional com prêmios da plataforma TripAdvisor?

Para explicar como se tornar referência na hotelaria de luxo,  Fabiano Callon, gestor comercial do Hotel Bertoluci, convidou Anderson Herold, gerente geral do Hotel Valle D’incanto, e Matheus Selau, gerente do Hotel Colline de France, ao palco. 

Os profissionais começaram contando como seus hotéis em poucos anos de operação foram reconhecidos internacionalmente com prêmios da plataforma TripAdvisor, entre os melhores hotéis do mundo. Entre as estratégias, foi citado o cuidado com as pessoas, começando pela equipe, que fica totalmente engajada para que o cliente seja o foco em tempo integral. “Com esse cuidado no atendimento, a avaliação vem de forma espontânea pelo hóspede, que se sente tão especial, que deseja compartilhar com outras pessoas”, explica o especialista. 

Para eles, o investimento nas pessoas se traduz em um crescimento expressivo em ocupação, diária média e principalmente, venda direta. “Só para exemplificar, o Colline de France possui uma ocupação média anual de 85% anual e 77% de venda direta”, relata Matheus.

Tecnologia e Tendências para hotelaria

Para finalizar, Ricardo Souza, team leader Latam OTA Insights, Bernhard Sturm, sócio da Upnology, e Douglas Pires, head comercial da Letsbook,  compartilharam algumas tendências de tecnologia focadas no setor de hotelaria que podem ser encontradas no mercado. 

Ricardo compartilhou com os presentes dados do mercado local e análise de demandas para a região para os próximos 180 dias. A ferramenta auxilia os hoteleiros a entender a curva de precificação das diárias baseada na demanda que a cidade terá em cada mês, facilitando a rentabilidade dos hotéis. 

Já Bernhard apresentou a importância do upselling para o aumento de receita, que gera em torno de 4% de retorno. E Douglas finalizou explicando o futuro da jornada do hóspede e como os hotéis precisam se preparar para atendê-lo. 

André Kabutomori encerrou o evento dando um spoiler do que acontecerá em 2024. Em comemoração aos 10 anos da associação no Brasil, a HSMAI tem planos de expansão no Sul, além de muitas novidades voltadas ao desenvolvimento do pensamento estratégico na hotelaria. “Estamos preparando muitas surpresas para o ano que vem, focadas no desenvolvimento dos profissionais e do setor no país”, finaliza.