Tecnologia, sustentabilidade e conveniência: hotelaria carioca passa a disponibilizar carregadores para veículos elétricos

 

O governo do Estado do Rio de Janeiro, consciente da necessidade de redução da poluição gerada pela indústria dos transportes, sancionou recentemente projeto de lei com medidas de incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos, como parte da Política Estadual sobre Mudança Global do Clima.  Entre outras medidas, o texto também autoriza o governo a criar linhas de crédito prioritárias para incentivo à tecnologia elétrica e híbrida, além de conceder benefícios fiscais para fomentar a produção e a venda desses modelos.

 

Empenhados em oferecer os melhores atrativos para atrair e fidelizar os hóspedes, os hotéis cariocas estão abraçando novas tecnologias e melhores práticas em sustentabilidade para renovar seus serviços alinhados às demandas de um mercado cada vez mais exigente. Com o crescimento da circulação de carros elétricos, a hotelaria vem investindo na instalação de carregadores em suas operações, uma novidade que oferece maior conveniência e diferencial competitivo frente a um público de alto poder aquisitivo. 

 

Para os viajantes que possuem carros elétricos, a presença de carregadores em hotéis é um diferencial atrativo. A possibilidade de carregar o veículo durante a estadia elimina a preocupação de encontrar postos de carregamentos pelas cidades e estradas e oferece mais conforto ao hóspede, uma importante forma de fidelizar este público.

 

“A iniciativa, que ainda pode ser observada mais fortemente nos empreendimentos das categorias 4 e 5 estrelas, vai além de uma comodidade: demonstra o compromisso dos hotéis com a responsabilidade ambiental, prática cada vez mais valorizada pelos consumidores. Este movimento também representa uma atualização dos empreendimentos hoteleiros às novas práticas de mercado e o empenho do setor em se adaptar às tendências de tecnologia e inovação, um importante diferencial competitivo que agrega valor à experiência do cliente”, defende o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

 

O HotéisRIO vem observando um crescimento, ainda tímido, porém constante, nos hóspedes que utilizam carros elétricos. Diversos Hotéis já disponibilizam a novidade. É o caso dos hotéis Le Canton, Fazenda Vilarejo, Arena Leme, Anna All Suites, Venit+Mio Barra, Riale Brisa Barra e ESuites Recreio Shopping, Laghetto Stilo Barra Rio, Santa Amália, Fairmont, Fasano Rio, Emiliano, Riale Vilamar, Windsor Oceânico, Yoo2 e Portobello.

 

Empreendimentos hoteleiros da capital e do interior têm em comum a percepção de que a procura por carregamento para carros elétricos vem aumentando: “É uma nova demanda dos consumidores que vem sendo observada com atenção. Os hotéis que se anteciparem ampliam seu campo de prospecção e oferecem uma experiência diferenciada aos hóspedes, que hoje ainda é restrita a um seleto grupo, mas que representa um segmento de altíssimo poder aquisitivo”, complementa Alfredo Lopes.

 

Mônica Paixão, diretora do Le Canton, em Teresópolis, na Região Serrana, explica que há demanda crescente por carregamento de carros elétricos no hotel, que disponibiliza aos hóspedes as condições necessárias para utilizarem o serviço.

 

“Nosso carregador foi implementado pela Audi, mas pode ser usado por qualquer marca de carro. Fica na nossa primeira vaga na recepção, bem visível, para autoatendimento e sem custo. Observamos que a cada dia aumenta mais a frota elétrica ou híbrida de nossos hóspedes”, complementou a diretora.

 

Já na capital, o gerente-geral do ESuites Hotel Recreio Shopping, na Zona Oeste, Marcos Bezerra, disse perceber aumento na demanda e que o hotel está pronto para atender esse público. “É uma conveniência oferecida sem custo para qualquer tipo de carro”, concluiu.

 

O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil cresceu 58% no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, segundo levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).  O volume de vendas ultrapassou os 32,2 mil, contra os mais de 20,4 mil carros elétricos e híbridos emplacados no ano passado e ficou próximo ao observado em todo o ano de 2021, que teve 34.990 veículos negociados.