Mesmo antes do término da atual temporada,  foi registrado aumento de 40% na venda de viagens em navios. Abremar defende marco regulatório para o setor.



O mercado brasileiro de cruzeiros marítimos tem crescido ao ritmo de 40% ao ano.  A temporada 2009-2010, que termina em maio, registrou até agora mais de 760 mil viagens vendidas. São 220 mil passageiros a mais do que o computado na temporada 2008-2009.

Hoje, o Brasil é o sexto mercado de cruzeiros do mundo, com a perspectiva que se torne o quinto do ranking.  A movimentação da atual temporada gera otimismo entre os empresários do setor, que trabalha ainda com a expectativa de complementar a oferta de hospedagem para atender o público da Copa do Mundo de 2014.

“O setor é novo no Brasil. É importante que todos os segmentos envolvidos se comuniquem”, avalia do vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada. Integrante do GT de Turismo Náutico, que está reunido em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, ele defende a criação de um marco regulatório para o setor, com a agregação das várias legislações em um só documento.