Período da operação, outubro do ano passado, e escolha do Brasil para sediar Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 contribuíram para a premiação.
A TAM recebeu o prêmio "Latin America Deal of the Year 2009" concedido pelo Airfinance Journal, um dos principais periódicos do mundo sobre negócios realizados pela indústria da aviação, devido ao sucesso da emissão de US$ 300 milhões em bônus no exterior, anunciada em outubro do ano passado. É o segundo ano consecutivo que a companhia ganha essa premiação.

A entrega do prêmio foi feita em cerimônia realizada recentemente em Nova York, ao vice-presidente de Contratos e Suprimentos da TAM, José Zaidan Maluf, acompanhado pelo diretor de Tesouraria da companhia, Antônio Requião, além de representantes do Citibank e do Santander, as duas instituições financeiras que organizaram a operação.

Entre os fatores que contribuíram para o sucesso da emissão de bônus, o Airfinance Journal  destacou a solidez da performance de longo prazo da companhia e o período em que a emissão foi realizada, enfatizando que o fato de o Brasil ter sido escolhido para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 aumentou o interesse dos investidores pelo país. "A TAM é uma empresa única e está em um importante mercado, onde a companhia tem bom desempenho", comentou o representante do Citibank, Tom Hollahan.

No ano passado, a TAM recebeu o prêmio "Latin America Deal of the Year 2008" em reconhecimento à qualidade de duas operações, negociadas com grupos distintos de instituições financeiras internacionais, para o financiamento de aeronaves de sua frota. Uma dessas operações havia sido estruturada pelo Banco Santander e ING, e a outra teve a garantia financeira do Export-Import Bank of the United States (Ex-Im Bank).