Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

 

No acumulado de janeiro a julho deste ano, o setor de serviços da Paraíba expandiu 10,2%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. É a maior taxa de crescimento na Região Nordeste e a quarta maior do país. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, a receita das empresas do setor no Estado registrou alta de 4,7% na comparação com igual mês do ano passado, obtendo o terceiro melhor resultado no mês de julho na Região e mantendo o crescimento acima do país (4,6%).  No mês de julho, três estados do Nordeste registaram queda nas vendas no mês de julho (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), enquanto Pernambuco, Sergipe e a Paraíba registraram as maiores taxas.  

No acumulado do ano, a Paraíba é o único Estado da Região Nordeste e um dos quatro do país que mantém crescimento no setor de serviços acima de dois dígitos. Além da Paraíba, apenas Distrito Federal (19,8%), Mato Grosso (11,9%) e Goiás registraram alta acima dois dígitos, enquanto a média nacional do indicador é um dígito (7%).  

Na Paraíba, o setor de serviços também lidera o saldo de geração de empregos entre as atividades econômicas. De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o setor de serviços acumula saldo de mais de 6.736 postos de janeiro a agosto no Estado, expansão de 22,94% sobre o mesmo período do ano passado. Nos oito meses deste ano, o setor já criou 39.364 novas vagas, alta de 11,2% sobre o mesmo período do ano passado (35.392).

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).

 

Crescimento do setor de serviços nos Estados do Nordeste

 

ACUMULADO DE  JAN/JUL DE 2014

PARAÍBA 10,2%

RIO G. DO NORTE 7,4%

ALAGOAS 6,1%

CEARÁ 6%

PERNAMBUCO 5,4%

MARANHÃO 4,3%

SERGIPE 3,9%

BAHIA 3,8%

PIAUÍ 0,8%

BRASIL 7%

Fonte: PMS/IBGE