Evento com apoio da Setur e Bahiatursa tem como base Mucugê e Rio de Contas e passa por vários municípios da região

 A 5ª edição da Brasil Ride, a maior maratona da mountain bike das Américas, acontecerá  de 19 (domingo) a 25 de outubro, na Chapada Diamantina.  Quinhentos atletas de 25  estados brasileiros e 20 países estarão reunidos em um percurso de cerca de 600  quilômetros, em um cenário de serras, vales, rios e trilhas.

 Com 13 mil metros de subidas acumuladas, a competição, que conta com o apoio da  Secretaria do Turismo do Estado e a Bahiatursa,  percorre várias cidades da região, tendo  como base os municípios de Mucugê e Rio de Contas. Segundo o secretário de Turismo de  Rio de Contas, João Carlos Chaves, a ocupação hoteleira no município já é de  100%, sem  contar com residências particulares que são alugadas. 

 “O movimento é excelente e ganha todo o comércio local próximo à competição,  contribuindo para o desenvolvimento do município e colocando em evidência não apenas  Rio de Contas como vários municípios da região”, afirma João Carlos Chaves. A Brasil Ride,  este ano, tem o slogan Mais do que uma competição, uma etapa em sua vida e  homenageia a ialorixá e escritora Stela de Oxóssi. O tema de abertura do evento é O tempo  de Caymmi.

 O fundador e coordenador do evento, Mário Roma, diz que a Brasil Ride está entre os três  maiores eventos do segmento no mundo, e a Bahiatursa é o elo entre o esporte  e a  Chapada Diamantina. “A região vem se transformando num polo de mountain bike, o que é  importante para incentivar a prática do esporte, do cicloturismo, além de fomentar o  desenvolvimento do esporte olímpico”, afirma.

 Além de Mucugê e Rio de Contas, o evento passa por Abaíra, Arapiranga, Baraúna, Casa de Telha, Cascável, Caraíba, Fazendola, Igatu, João Correa, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Ouro Verde, Paramirim das Criolas, Piatã, Rio da Caixa e Santa Rosa.

A competição oferece aos atletas a oportunidade de conquistar pontos no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), favorecendo que os nomes nacionais obtenham, “em casa”, a pontuação necessária para conquistar vagas nos jogos olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro.