Os maiores percentuais de investimentos programados são dos segmentos de organizadores de eventos, turismo receptivo e meios de hospedagem

 

Pesquisa do Ministério do Turismo apurou que 47% das empresas de sete segmentos do setor de turismo têm investimentos programados até o final deste ano.  O montante previsto para o período de outubro a dezembro é de 13% da receita apurada pelo conjunto das empresas, que, juntas, têm faturamento de R$ 8,8 bilhões no trimestre e 77,8 mil funcionários.

Os resultados constam do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, levantamento trimestral realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do MTur, com 553 empresas do receptivo turístico. O maior percentual médio de investimentos programados, 30%, é do segmento de organizadores de eventos, seguido pelo de turismo receptivo, com 16,6%, e de meios de hospedagem, com 16%. Apesar do percentual menor, a intenção de investir dos hoteleiros atinge 53% dos pesquisados, número maior que a média nos demais segmentos.

As principais áreas e atividades a serem beneficiadas com os investimentos são a melhoria da infraestrutura dos empreendimentos, tecnologia da informação e treinamento de funcionários. As empresas informaram também que pretendem reverter parte do faturamento para compra novos materiais e equipamentos.

Os menores percentuais de investimentos para o último trimestre do ano são os projetados pelas agências de viagens (10,6%); pelos parques e atrações turísticas (5,1%); e pelas operadoras de turismo (4%). O setor de transporte aéreo, um dos sete pesquisados pelo MTur, não informou o quanto do faturamento pretende investir de outubro a dezembro.

No terceiro trimestre do ano (jul/set), o faturamento médio das empresas do setor cresceu 3,7% na relação com o mesmo período do ano passado. Consulte aqui o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo na íntegra.