Veja o material preparado pela BeeTech, empresa de tecnologia voltada para este tipo de mercado

Fazer operações de Câmbio, sejam elas compra e venda de moedas estrangeiras ou transferências internacionais, podem parecer difíceis. A BeeTech, empresa de tecnologia voltada para o mercado cambial, cujos produtos são a BeeCâmbio e a Remessa Online, escreveu um manual básico com todas informações necessárias para fazer essas transações sem perder muito tempo e da forma mais correta e segura possível.

Câmbio Turismo x Câmbio Comercial

Existem dois tipos de cotação de moeda estrangeira: turismo e comercial.. Normalmente, o dólar comercial apresenta uma cotação mais baixa, enquanto o dólar turismo apresenta uma cotação maior. A grande diferença entre o preço no mercado comercial e no turismo é que o dólar comercial é usado em transações de valores moderados até altos, como as de importação, exportação e de serviços internacionais entre pequenos, médios e grandes players do mercado financeiro. Já o dólar turismo nada mais é do que o dólar comercial, com taxas e custos da instituição financeira para comercialização.

Spread

Spread é a diferença entre a taxa interbancária e a taxa cobrada pelas instituições financeiras, ou seja, o dólar turismo e comercial. Estão incluídos, por exemplo, custos de logística, espaço, entre outros que cada instituição possui e por isso é variável de uma para outra.

Swap Cambial

O Banco Central pode intervir no mercado cambial sempre que achar necessário e uma dessas formas de intervenção é feita por meio do leilão de swap e leilão de swap reverso. Ambos os tipos acontecem quando o BC acredita que o dólar está muito valorizado perante ao real ou vice versa. No caso do swap cambial, o BC se compromete a pagar ao mercado a variação do câmbio no período de vigência dos contratos, mais um cupom cambial (como são chamadas as taxas de juros em dólar no Brasil).

Impostos

Além das taxas envolvidas, como o spread, alguns impostos também são cobrados no momento de fechar uma compra de moeda estrangeira. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) já tem se tornado o mais conhecido da população, mas nem sempre todos tem ciência de que ele é obrigatório. Ou seja, nenhuma instituição financeira pode fugir do IOF. O imposto age de formas diferentes de acordo com o tipo de compra. Por exemplo, sua alíquota é de 1,1% sobre o valor total comprado de moedas estrangeiras em papel moeda, já no cartão de crédito, débito ou cartão viagem, ele incide sobre 6,38% do valor total.

Cotação

Após entender como funciona o básico das operações cambiais no Brasil e quem está no comando por trás delas, chegou o momento de efetivar a compra da moeda estrangeira. Para que a compra seja feita da melhor forma possível, é preciso estar atento a alguns fatores, o principal dele é a cotação. Toda vez que ouvimos "a moeda X caiu ou subiu" significa que a cotação está mais baixa ou mais alta, ou seja, a quantidade em reais necessária para que tal moeda seja comprada está mais barata ou mais cara.