Valor arrecadado vai ajudar a quem mais precisa

Redação

Desde março do ano passado, segundo o monitor de doações Covid-19 da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), mais de 6,8 bilhões de reais já foram doados por empresas, pessoas físicas e entidades públicas no Brasil. Saúde (74%) e assistência social (20%) foram as causas que mais receberam contribuições.

Grandes organizações como Ambev, Itaú e Claro encabeçam a lista de doações no país. Mas além das grandes empresas, doações de pessoas físicas, igrejas, sindicatos, cooperativas, lives e campanhas de doação contribuíram para as cifras.  

Empresas se mobilizam no combate à fome

Além das milhares de mortes por conta da Covid-19, a pandemia acentuou uma série de problemas estruturais no Brasil, gerando instabilidade econômica, desemprego e fome.

 Diversos empresários e organizações já estavam envolvidos em causas sociais mesmo antes da pandemia, mas com o agravamento da situação, entenderam que a ajuda seria uma forma de driblar a crise. Rafael Sorrilha, de 28 anos, gestor de empresas no setor automotivo, conta que as ações sociais têm sido fundamentais nessa pandemia. No último dia 20, ele foi até a comunidade do Dique, em São João de Meriti, cidade onde nasceu, para fazer a entrega de cestas básicas aos moradores.

O empresário já foi motorista de aplicativo a vendedor de cosméticos e conhece bem as dificuldades enfrentadas pela maioria da população. “Não nasci em berço de ouro, vim de uma família pobre e entendo muito bem as necessidades que essas pessoas estão passando, vejo que a ajuda é fundamental”, explica Rafael.

Com empresas presentes em oito estados e com mais de 1500 colaboradores, o jovem enxerga na solidariedade uma forma de se reinventar e incentivar outras pessoas também. “Cada vez mais vemos que as ações sociais mostram os valores reais das empresas. E isso acaba gerando uma onda de solidariedade, porque na medida em que a empresa ajuda os colaboradores também se sentem motivados a ajudar”, conta o gestor.

Além das doações de alimentos, ele também dá aulas gratuitas em cursos profissionalizantes como mecânica básica, empreendedorismo e vendas, além de indicar seus alunos para vagas em suas filiais e empresas parceiras. “Tenho um sentimento de gratidão, por ser um canal e poder ajudar as pessoas de alguma forma. Espero que outros empresários enxerguem isso como exemplo e possam fazer igual”, reflete.