Campanha busca sensibilizar as autoridades do Brasil e EUA para a necessidade de flexibilizar a exigência de visto entre os dois países
Até esta sexta-feira, 113 empresas e entidades, além de quase 400 pessoas físicas já aderiram à campanha Visa Waiver Now (www.visawaivernow.com.br), que busca sensibilizar as autoridades do Brasil e dos Estados Unidos para a necessidade de flexibilizar a exigência de visto entre os dois países.

A iniciativa ganhou força a partir do segundo semestre com o apoio da Fecomércio, por meio de seu Conselho de Turismo e Negócios. “Em 2010, 32% dos norte-americanos desembarcados no Brasil vieram a negócios. Eles são o grupo mais representativo em eventos associativos realizados aqui. A presença desse turista gerou quase 15 mil empregos diretos e indiretos em terras brasileiras”, diz Jeanine Pires, que preside o Conselho.

“A política de isenção de vistos entre Brasil e EUA trará inúmeras facilidades para ambos os países, principalmente com a Copa e as Olimpíadas nos próximos anos”, diz Ana Paula Mendonça, da agência Sunset Tour, de Teresópolis (RJ), uma das apoiadoras que deixaram depoimento no hotsite da campanha.

Estima-se que, com a exigência do visto, o Brasil deixe de receber pelo menos 640 mil turistas americanos por ano, o que significa uma perda financeira na ordem de R$ 1.24 bilhões e também 2.240 milhões de noites de hotel a menos. O cálculo leva em conta o volume de turistas americanos que vem todos os anos ao nosso país. Há estudos que indicam que se o visto fosse flexibilizado, até dois anos este fluxo dobraria entre turistas dos dois países. “Há hoje um entendimento dos dois governos que a flexibilização será extremamente positiva”, lembra o presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Marco Ferraz, que esteve em Brasília no mês passado conversando com autoridades do Governo Federal e voltou entusiasmado com a boa receptividade à campanha.

No www.visawaivernow.com.br foi criado um contador, que mostra, em tempo real, quanto o Brasil deixa de receber em dólares e em número de quartos de hotéis. Hoje, este 640 mil turistas americanos que vem em um ano têm gasto médio de US$ 2.000. Depois dos argentinos, são eles os estrangeiros que mais visitam o Brasil. Já a US Travel, que congrega hotéis, companhias aéreas e destinos dos EUA, calcula que seu país passaria a receber, com a flexibilização, 2,4 milhões de brasileiros por ano, contra os atuais 1,2 milhão.

Por meio do www.visawaivernow.com.br profissionais do setor, assim como empresas e entidades, podem aderir ao movimento, autorizando o uso de sua declaração e/ou imagem para a campanha.

O que é o Visa Waiver

O VWP (Visa Waiver Program) é um programa do Governo dos Estados Unidos que permite aos cidadãos de países específicos viajar para os Estados Unidos para turismo ou negócios por até 90 dias sem ter que obter um visto. O programa aplica-se aos 50 estados dos EUA, bem como os territórios dos EUA de Puerto Rico e Ilhas Virgens, no Caribe, com aplicação limitada a outros territórios dos EUA. A maioria dos países escolhidos pelo governo dos EUA para estar no programa são economias de alta renda com Índice de Desenvolvimento Humano muito alto e são considerados países desenvolvidos.
 

Siga-nos