Suporte acadêmico e de pesquisa é fundamental para o crescimento do setor
O Senac São Paulo e a Abgev (Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas) anunciam no próximo dia 6, os resultados da pesquisa de IEVC (Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas 2011). O estudo será apresentado no Grand Hyatt São Paulo, durante o Lacte 2012 (Latin American Corporate Travel Experience), que acontece de 5 a 7 de fevereiro, e é uma importante ação estratégica para o segmento que se prepara para crescer significativamente este ano e se reestruturar para receber grandes eventos internacionais até 2016.

Como resultado, a pesquisa atualiza a receita anual do setor de viagens corporativas, aponta dados importantes na geração de empregos e informa as projeções para 2012. Em 2010, o mercado de viagens corporativas atingiu a marca de R$ 21,2 bilhões em volume de negócios, com um crescimento nominal de 20,4% em comparação a 2009. Segundo dados ainda não consolidados, 2011 deve fechar com crescimento acima de 8% em relação a 2010.

Por ser uma instituição que oferece suporte acadêmico e de pesquisa, o Senac São Paulo se configura como uma referência de informação e formação de mão-de-obra especializada. Sendo assim, optou por apoiar e coordenar a pesquisa idealizada pela Abgev. “O mercado está bastante carente de dados que possam balizar ações estratégicas para o desenvolvimento deste segmento. Por exemplo, taxa de crescimento, análise dos gastos na cadeia produtiva deste segmento, as reais necessidades de qualificação, entre outras informações, são fundamentais para que sejam estabelecidos planos de atendimento a todas as demandas. O Senac São Paulo tem um acordo de cooperação que oferece projetos acadêmicos, de formação qualificada e de pesquisa estratégicos para esse desenvolvimento”, afirma Marcelo Dias Calado, gerente da área educacional de eventos do Senac São Paulo, que irá compor a mesa da coletiva de imprensa que anunciará os números do IEVC 2011 e as perspectivas do setor.