Estimativa é que a parceria possa aumentar a movimentação turística dos destinos e facilitar negociações entre empresários brasileiros e portugueses

Visando a maior integração do mercado turístico entre Brasil e Portugal, os presidentes da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo, e da Apavt (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), Pedro Ferreira, assinarão um termo de cooperações conjuntas, na próxima sexta-feira, no estante da Apavt, no pavilhão da BTL, em Portugal.

A principal cláusula garante a participação das duas entidades no desenvolvimento de ações com os mercados sul-americano e europeu, em especial o brasileiro e o português, com o objetivo de incentivar a movimentação turística de ambas as partes. Além disso, haverá um entrosamento maior na presença dos dois destinos em eventos internacionais – BTL e Abav – A Feira de Turismo das Américas, que será realizado de 24 a 26 de outubro, no Rio de Janeiro.

“Assim como a Abav, a Apavt também luta em prol dos interesses das agências de viagens, o que torna fundamental uma parceria entre as duas entidades. Acho que desse ponto de vista, as associações estão com o mesmo foco e essa relação de companheirismo irá incrementar o trabalho das duas entidades”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.

Entre outras cláusulas, o documento também assegura o comprometimento das entidades em ações de formação dos seus quadros, tendo em vista a qualificação e promoção da oferta turística de Portugal e do Brasil; e ainda a possibilidade de geração de produtos mais focados e com maior impacto de ações e comercialização junto ao público alvo. “Essa parceria é importante não só para promover os dois destinos, mas principalmente para os empresários, que terão mais facilidades em fechar negócios nas próximas feiras internacionais”, conclui Azevedo.