Evento acontece até esta sexta-feira no Centro de Convenções Frei Caneca, em Sâo Paulo

O 37º Encontro Comercial Braztoa, que tem nesta sexta-feira seu segundo e último dia, animou associados e expositores pelo grande fluxo de visitantes logo depois de sua abertura. Não eram poucos os operadores que elogiaram o interesse dos agentes de viagem em conhecer novos produtos.

Na coletiva oficial concedida logo após a abertura do 37º ECB, o presidente da Braztoa, Marco Ferraz, voltou a ressaltar os números positivos do setor em 2011. Somada a operação dos 94 associados, foram contabilizados no período R$ 9,6 bilhões com a venda de pacotes turísticos, um incremento de 26% ante o registrado em 2010. Para este ano, o crescimento mínimo esperado é de 10%.

A venda de espaços neste primeiro encontro do ano e o número de agentes de viagens previamente inscritos também foi destacada como indício positivo para resultados ainda melhores em 2012. Além da Argentina, que participa com um estande de 1.590 metros quadrados, o evento conta com a presença de outros 26 destinos internacionais, alguns inéditos, como o Quênia.

Outro destino que reforça a presença este ano é Nova York, que trouxe 29 fornecedores para um encontro de negócios dedicado e exclusivo para os operadores associados. A presença, segundo Marco Ferraz, amplia os esforços que a Braztoa vem encampando desde o ano passado com o lançamento do programa Visa Waver Now. “A flexibilização do visto ampliará em muito a visita de norte-americanos. Na copa de 2006, por exemplo, os EUA foram o país que mais enviou turistas à Alemanha”, disse Ferraz. “No ano passado recebemos 620 mil norte-americanos, com gasto médio de US$ 2 mil, e esse número pode facilmente dobrar com a eliminação do visto”, completou.

Ainda falando sobre a Copa do Mundo, Marco Ferraz disse que em breve a Braztoa deve completar a formação de um grupo de trabalho específico com foco no tema e não descartou a hipótese de levar o Encontro Comercial Braztoa ao Nordeste. Hoje, além dos dois encontros anuais que acontecem em São Paulo, a entidade mantém edições regionais no Rio de Janeiro e Porto Alegre (RS).

Parceria com o Senac

Marco Ferraz encerrou a coletiva oficial da última quinta-feira oficializando uma parceria inédita com o Senac, formalizado por meio da assinatura de um acordo técnico entre a associação e a instituição de ensino. Dessa iniciativa, entre outras, resultarão ações de capacitação para os associados Braztoa, participação da equipe técnica da entidade como docentes nos cursos do Senac e a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas e estudos de mercado. O Senac foi representado pelo coordenador Educacional para as áreas de Turismo, Lazer e Eventos do Senac São Paulo, Marcelo Dias Calado.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Os operadores presentes no 37º ECB estão recebendo uma cópia do Guia de Boas Práticas, publicação que integra o Programa Braztoa de Sustentabilidade lançado pela associação no ano passado. O guia apresenta as diretrizes do programa, princípios do turismo sustentável e dá exemplos de boas práticas de gestão, entre outras informações, e marca o encerramento da primeira das três fases do programa.

Uma das ações da segunda fase antecipada nesta quinta, na abertura do ECB, pela assessora socioambiental da Braztoa, Ana Carina Homa: a criação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que em setembro – durante o encontro do segundo semestre – vai premiar cases de boas práticas de empresas do setor.

De acordo com a diretora, o lançamento oficial do prêmio e suas categorias deverá ser feito em maio.

O 37º Encontro Comercial Braztoa tem patrocínio da Argentina, Chile, Pernambuco e Kenya;  apoio da Bios Assist, Direct Web, SPTuris, Senac e Travel Ace. Outlet Premium patrocina as caravanas rodoviárias. A transportadora oficial é a Gol Linhas Aéreas. Travelport, por um trade mais verde. As mídias sociais são realizadas por Gaia Creative e Jamco Comunicação e Conteúdo.