Braztoa supera previsão e associados faturam R$ 9,58 bi em 2011
As perspectivas para 2012 são também positivas. Ainda que a economia brasileira não apresente um crescimento tão vigoroso quanto nos últimos anos, a política econômica sinalizando para o dólar no piso de R$ 1,80 e a taxa de juros em um dígito (hoje em 9,5%) garantem estabilidade e a continuidade de um momento oportuno para viagens. “Mais de 2,5 milhões de pacotes serão vendidos por nossos associados neste primeiro semestre”, diz o presidente. A expectativa de crescimento este ano, segundo a entidade, está em torno de 10%.
Cenário Global
Estudo divulgado este mês pela WTTC (sigla em inglês para Conselho Mundial de Viagem e Turismo) mostrou que, em 2011, cerca de 7,65 milhões de brasileiros trabalharam em atividades relacionadas ao turismo. O resultado faz do Brasil o 5º país que mais emprega pessoas em turismo no mundo. A previsão do WTTC é de que a geração de empregos em turismo no Brasil cresça 5,1% este ano – ficando mais de duas vezes acima da média mundial, que deve fechar em 1,9%.
O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) relacionado ao turismo deve ser de 7,8% este ano, segundo o mesmo estudo, fazendo com que o Brasil assuma a liderança do crescimento do setor na América Latina. A projeção está quase três vezes acima da média mundial prevista pela mesma instituição (2,7%) e no mesmo patamar de novas potências globais como: África do Sul (5,7%); China (9,7%); Índia (7,6%); e Rússia (5,8%). A demanda doméstica será um dos destaques, alcançando a marca de 6,8% de incremento na América Latina, o que evidencia a importância da conectividade regional.
“Neste quadro, com as fusões e aquisições recentes de operadoras e companhias aéreas, o Brasil deve continuar a implementar suas relações com outros mercados, e em especial com seus países vizinhos”, diz Ferraz, lembrando que o país vem se tornando hub de voo originados da Ásia e Oriente Médio para a América do Sul. “Com a realização dos dois maiores eventos esportivos no País nos próximos quatro anos, temos que pensar de que forma atenderemos aos nossos vizinhos, tradicionalmente nossos principais visitantes”.