Viagens de negócios crescem 9% na baixa temporada turística em 2012
Segundo o presidente da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), Edmar Bull, empresários de diversos setores aproveitam a baixa temporada turística para agendar reuniões e participar de eventos fora de suas cidades. “A diária média em hotéis no exterior, por exemplo, estiveram 20,58% mais baratas no ano passado em relação ao mesmo período anterior, favorecendo a prospecção de negócios”, afirma. Ainda segundo ele, de março a junho de 2012 houve acréscimo de 9% na demanda por viagens corporativas em relação a igual período no ano anterior.
“Baseada nessa tendência de mercado, empresas promotoras de eventos corporativos, que movimentam o segmento Mice (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), optam por realizar fóruns e encontros nos meses que compõem a baixa temporada do turismo, visando a maior participação de empresários”, conclui Bull.
De acordo com dados da Abracorp, o setor de viagens corporativas representa 58,10% da receita total do PIB da Indústria de Viagens e Turismo gerada com aéreo, hotéis e locação. No Brasil, a cidade de São Paulo foi a que mais recebeu eventos corporativos em 2011 e atraiu quase 1,5 milhão de passageiros a negócios para o País. Além dos meios de transportes e de hospedagem, mais de 50 outros segmentos econômicos são beneficiados direta ou indiretamente com a movimentação dos viajantes a lazer e a negócios.