A ABAV Nacional emitiu nota de apio a manifestação de protesto contra liminar que privilegia uma única empresa privada no transporte de passageiros no Parque de Foz do Iguaçu.

CARTA ABERTA DA ABAV NACIONAL

"ABAV Nacional apoia manifestação de protesto contra liminar que privilegia uma única empresa privada

Há mais de uma década, o Parque Nacional do Iguaçu é considerado internacionalmente um case de sucesso; enquanto modelo de parceria entre poder público e iniciativa privada, capaz de assegurar práticas sustentáveis de gestão, voltadas ao pleno desenvolvimento da atividade turística, com geração de divisas, tributos, distribuição de renda e de empregos na região.

Entretanto, de maneira extemporânea, as agências de viagens de todo o país são, agora, surpreendidas com a decisão liminar da 2ª Vara Cível da Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu-PR, segundo a qual o transporte de turistas no interior do Parque deverá ser exercido apenas por uma única empresa.

Antes que a medida entre em vigor, no próximo dia 1º de agosto, a ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens conclama as autoridades competentes e a comunidade local para que mobilizem esforços no sentido de reverter "esse absurdo", define Antonio Azevedo, presidente da entidade. "

De acordo com o dirigente da ABAV Nacional, além de colocar em risco a qualidade do atendimento aos turistas, comprometer empregos de centenas de guias de turismo, taxistas e, consequentemente, reduzir o número de visitantes que sustentam parcela expressiva (mais de 20%) da atividade econômica regional, a medida também fere a Lei Geral do Turismo.

“Apoiamos integralmente os pleitos formalizados em nome do Foz de Iguaçu Convention & Visitors Bureau e dos representantes das várias entidades laborais da região, que se manifestam contrários a essa liminar”, informa Azevedo.