Evento permanece no Centro de Exposições do Anhembi, pelo menos, até 2015

 

 

 

Fernando Pratti, São Paulo

 

O primeiro dia da Feira das Américas – Abav 2013 superou a expectativa de público do evento, ontem, em balanço divulgado pela entidade. Ao todo, 12.484 profissionais do setor de turismo estiveram no Parque Anhembi. “Esse número superou nossa expectativa para o primeiro dia”, disse Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional. “Com esse resultado, superamos nossa expectativa inicial, que era de 30 mil visitantes nos três primeiros dia e agora será de 32 mil”, completou.

Segundo o presidente da associação, a principal mudança desse ano é a abertura do evento ao público final durante o final de semana. A expectativa é de que 50 mil pessoas visitem a feira em seu retorno à capital paulista. “No Rio, tentamos fazer isso no passado, mas não deu certo devido à competição com a praia, mas o paulista gosta de eventos nos finais de semana”, falou Azevedo.

Nesta 41ª edição, ainda são esperados 750 hosted buyers nacionais e internacionais, 825 profissionais da imprensa e o evento gerará até o seu final 5.494 empregos diretos.

Para o próximo ano, o evento está confirmado para o mesmo local, onde permanecerá até 2015. Em 2013, ele acontecerá entre 24 e 28 de setembro e terá seu nome mudado para Abav Expo Internacional de Turismo. A mudança, segundo o presidente da associação se deve ao fato comercial. “Nós ficávamos restritos às Américas na comercialização dos espaços. Essa mudança é para atender às vendas internacionais”, falou.

Ainda para o próximo ano, a expectativa é de que o congresso volte a acontecer simultaneamente à feira de turismo. “Não há espaço para coisas novas pois já há muitos eventos na atualidade. O congresso deverá continuar dentro da Abav”, disse Azevedo.