Representante do Facebook no Brasil demonstra como a rede social influencia na decisão de viagens dos brasileiros e dá dicas de como utilizar a ferramenta para vender produtos

 

Sérgio Nery, São Paulo

“O Facebook está mudando a forma com que as pessoas planejam suas viagens”. A afirmação é do gerente comercial do segmento Viagens e Turismo da ferramenta, João Carlos Pastore, em palestra realizada na Vila do Saber, durante a Feira das Américas – Abav 2013, em São Paulo. 

A rede social mais famosa da atualidade tem números expressivos quando o assunto é turismo. Segundo Pastore, do universo total de 1,1 bilhão de pessoas que tem conta ativa no site de relacionamentos, 76 milhões são brasileiros e 42% das historias e postagens no Facebook tem ligação com viagens e turismo, mais que o dobro da segunda categoria. “Quando o assunto é viagem, todos gostam de postar fotos e contar onde estão e o que estão fazendo”, disse.

Os números impressionam e devem ser usados pelos agentes de viagens e demais empresários do setor para atingir potenciais clientes por meio da rede social. De acordo com o gerente,  52% dos usuários são influenciados por fotos de amigos para escolher viagens, 40% visitam o site para definir seus roteiros, 59% postam histórias ou fotos de viagens e mais de 50% curtem a pagina de um lugar que pretendem conhecer. 

O desafio dos empresários é cativar esse alto numero de clientes em potencial, por meio de suas páginas corporativas no site. O segredo revelado por Pastore é apostar na segmentação e na qualidade do conteúdo compartilhado e não apenas investir em anúncios pagos na rede social.  

“É mais produtivo disponibilizar conteúdos interessantes no feed de notícias dos viajantes, com links para as páginas das empresas, do que propriamente ser um anunciante. Os internautas brasileiros têm, em média, 306 amigos e acessam o Facebook por aproximadamente 12 horas por mês. É preciso se fazer presente e estimular o público-alvo a se interessar pelos seus produtos”, explicou. 

 

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