Fretamento do navio Andrea C deu início a parceria das duas companhias no Brasil.

Há 45 anos, Aldo Leone, fundador da operadora Agaxtur, fretava, pela primeira vez, um navio da Costa Cruzeiros, conhecida na época como Linea C, para viagens pelo litoral sul-americano. O navio era o Andrea C e o roteiro escolhido: Réveillon por Mar del Plata, em Buenos Aires, por 13 dias. Além de marcar a passagem do ano 1969 para 1970, o cruzeiro representou o início de uma parceria duradoura.

Era a primeira vez que um navio estrangeiro fazia um cruzeiro por Mar Del Plata. “A Agaxtur começou a história dos cruzeiros marítimos no país, criando roteiros para os passageiros que faziam escala em Santos. Já tínhamos uma experiência bem sucedida fretando navios entre 1963 e 1968 quando veio o convite de parceria com a então Costa Armatori para que meu pai, Sr. Aldo Leone, embarcasse com Mario Grazzini, diretor da Costa na época, no Andrea C rumo a Gênova”, lembra Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur.

Com o sucesso dessa operação, a Costa decidiu a partir de 1970 posicionar suas principais embarcações na região, transformando a Agaxtur em sua revendedora preferencial. Entre os navios Costa fretados pela operadora estavam: Franca C (1973 a 1976), Itália (1982 e 1983), Danae (1983 e 1984) e o Enrico C (1991 e 1992). Nesse período, foram realizados desde cruzeiros curtos de quatro e cinco dias a roteiros mais longos de até 26 dias e que percorriam vários portos brasileiros.

“Aldo Leone era um desbravador e seguramente foi o maior responsável pelo impulso dos cruzeiros marítimos no Brasil. Ele contribuiu para que essas viagens, antes notadas por sua formalidade e protocolo, oferecessem uma experiência mais animada e divertida com jogos de salão, competições lúdicas e festivais de músicas entre os hóspedes”, afirma Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul.

A bordo do Costa Allegra, Aldo Leone comemorou os 45 anos de fundação da Agaxtur ao fretá-lo para um minicruzeiro pela costa brasileira em 1998. Cerca de 1.000 amigos, parceiros do trade e autoridades políticas estiveram presentes.  Anos mais tarde, a bordo do Costa Fortuna, Aldo Leone celebrou em 2007 seus 80 anos. “Me lembro, bem menino, de viajar com a família inteira de navio. Meu pai era um apaixonado pelos navios italianos e teve uma visão de negócio muito além de seu tempo. Hoje eu sigo a tradição e levo meus filhos”, destaca  Aldo Leone Filho.

Atualmente, a Agaxtur é recordista em vendas de cruzeiros Costa e uma das maiores operadoras de roteiros marítimos do país. Nesta temporada 2013/2014, a Agaxtur é uma das parceiras da Costa Cruzeiros na comercialização das viagens a bordo dos mega navios Costa Fascinosa e Costa Favolosa, com capacidade para 3.800 passageiros.

Denominados “The Best of Costa”, os transatlânticos refletem o conceito de navios-destino com inúmeras atrações e atividades a bordo. De dezembro de 2013 a março de 2014, o Costa Favolosa faz viagens de oito e nove noites pela região do Prata (Buenos Aires e Punta Del Este), com embarque exclusivo do Rio de Janeiro. O Costa Fascinosa, por sua vez, alterna cruzeiros de seis e oito noites pela Bahia e por Buenos Aires e Punta Del Este, saindo do porto de Santos.

Siga-nos