Resolução da Iata obrigará que os serviços auxiliares sejam feitos de forma eletrônica
Por Fernando Pratti, São Paulo
A Travelport está pronta para a implementação do EMD (Electronic Miscelaneous Document), que passará a ser adotado obrigatoriamente, segundo resolução da Iata, a partir do dia 31 de dezembro deste ano. Foi o que declarou na manhã desta quinta-feira o country manager da empresa, Luís Carlos Vargas, em entrevista exclusiva ao Jornal de Turismo. Segundo o executivo, algumas companhias aéreas inclusive já estão funcionando nessa nova modalidade, que substitui a emissão do MCO.
“Podemos dizer que a Travelport está pronta, tanto é que já demos o EMD disponível para as empresas disponibilizarem no Brasil, o que já foi feito por algumas delas, como a British Airways, Alitalia, Korean Air e Iberia. Logicamente, isso varia de empresa pra outra, mas a Travelport está pronta e nem todos os concorrentes estão”, afirmou Vargas.
Segundo o executivo, essa mudança reflete em uma preocupação grande do mercado que terá pouco tempo para se adaptar à medida. “Essa grande quantidade de informações, que eram feitas fora do ambiente da agência de viagem, vai passar a ser feito. Só para se ter ideia, as companhias aéreas nos Estados Unidos obtêm uma grande receita com a venda desses serviços auxiliares”, analisou o country manager.
Há cinco anos, as companias aéreas migraram do bilhete em papel para o eletrônico, que foi a introdução do e-ticket, de acordo com demanda da Iata. Entretanto, parte desse volume de papel não deixou de existir dentro das companhias, como serviços auxiliares e cobranças de penalidades que permaneceram através dos MCOs. Agora, uma nova resolução obriga que todos esses serviços sejam feitos de forma eletrônica, o que deve impulsionar a utilização dos GDS.
“Hoje, quando o agente precisa fazer qualquer serviço auxiliar ou até um change fee, como eles chamam, eles fazem na companhia aérea e não no GDS. Isso está mudando em todo o mundo e isso terá de ser feito pelo GDS. Por isso, estamos lançando um novo release do Smart Point. Para poder acompanhar e subir toda essa informação mais gráfica”, detalhou Patrícia Crespi, marketing manager da Travelport.