Cerca de 300 jovens visitam um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, como atividade educativa para mostrar como funciona na prática uma das profissões do turismo

Garotada a partir de 14 anos conhecerá como funciona a atividade de guia de turismo em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de São Paulo

Neste que é o primeiro dia oficial do mês de Férias, um dos períodos mais tradicionais em vendas e embarques no segmento de turismo, a CVC, maior operadora de viagens das Américas, realiza uma importante ação social: nesta quarta-feira 1º de julho, mais de 300 jovens entre 14 e 17 anos, de regiões de periferia de São Paulo,  conhecerão um dos pontos turísticos mais visitados da capital paulista, o Terraço  Itália.

Pela primeira vez, os estudantes visualizarão a cidade de um ângulo de 360º graus e do alto de 165 metros de altura. São jovens em situação de vulnerabilidade social e que participam, gratuitamente, do projeto “Protagonistas do Futuro – Iniciação Profissional em Turismo”, um curso de iniciação profissional em turismo, que começou em fevereiro de 2015 e que se estenderá até o final deste ano.

O curso oferecido tem como finalidade aproximar os jovens do mundo do trabalho, incentivando-os na busca pelo primeiro emprego, na área de turismo, ao tempo em que fortalece as noções de trabalho em equipe, ética e cidadania, promovendo a emancipação e autonomia juvenil. Até o término do curso, o grupo de estudantes participará de atividades práticas, para mostrar como funcionam as profissões na prática e para consolidar a parte teórica.

Nesta ação em particular, realizada pela ALFASOL e pela CVC, com apoio do Terraço Itália e do Circuito São Paulo (empresa que faz o turismo receptivo em São Paulo para a operadora), os jovens terão o acompanhamento de um Guia de Turismo da CVC & da Circuito São Paulo, que explicará como funciona a profissão de guia de turismo e quais as peculiaridades da cidade de São Paulo, que a cada ano recebe mais turistas. O Brasil conta com mais de 11 mil guias de turismo, segundo o Ministério do Turismo.

Com 44 andares, 19 elevadores, 52 mil metros quadrados, capacidade para 10 mil pessoas e 4 mil janelas em sua fachada, o Edifício Itália, onde se localiza o terraço, é protegido pelo Patrimônio Histórico e recebe cerca de 150 mil visitantes por ano.

Construído em 1956, o Edifício Itália foi por muito tempo o maior edifício da cidade de São Paulo, com 165 metros (hoje, é o segundo maior) e é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. O complexo abriga um teatro no subsolo e um restaurante no topo, ambos de mesmo nome, e seus andares abrigam escritórios, em sua maioria. As visitas podem ser feitas diariamente e são gratuitas.

Essa é a segunda ação da CVC e da ALFASOL para o grupo de estudantes em 2015. No último mês de maio, os adolescentes estiveram no teatro Itália, onde puderam assistir ao espetáculo “A Loja”, que na ocasião demonstrou aos jovens a profissão do agente de viagem, por meio de uma peça teatral que simulou os principais acontecimentos na venda de pacotes.

A CVC apoia os projetos de educação profissional há três anos, executados no âmbito do FUMCAD (Fundo de Apoio à Criança e ao Adolescente) pela Alfasol – Alfabetização Solidária, organização que tem como uma das missões fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas educativas. Nesses últimos três anos, mais de 1 mil jovens foram atendidos.