Feira vai de 24 e 26 de setembro

 

Na reta final dos preparativos para a 43ª ABAV Expo Internacional de Turismo, evento consagrado que realiza anualmente, a ABAV Nacional está empenhada em garantir mais uma edição impecável da maior vitrine do turismo na América Latina e do Hemisfério Sul.

Marcada para o período de 24 a 26 de setembro, e novamente no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), a 43ª edição está sendo preparada para facilitar ao máximo a mobilidade e otimizar o tempo de visitação do público. Exemplo disto é a mudança importante promovida nas datas e horários de funcionamento do evento, que agora está concentrado entre quinta-feira e sábado, das 12h às 20h, de forma a facilitar a visitação dos profissionais que não conseguem se ausentar da agência durante o expediente regular.

A abertura social solene também teve a data e horário modificados – acontecerá na manhã do dia 24, às 10h, antes da inauguração da feira (às 12h), no Auditório Elis Regina, espaço que integra o Complexo Anhembi, o que também facilitará o deslocamento dos convidados até o Pavilhão de Exposições.

Dentro da feira, a localização dos estandes seguirá a segmentação por regiões: Brasil, América Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania. Também na esteira da racionalização em benefício da otimização do tempo e do bem-estar do visitante, o evento contará com os espaços diferenciados bem sinalizados – caso do 44º Encontro Comercial Braztoa, da Ilha Corporativa Gol/Abracorp – Encontro de Negócios Abracorp, e da Vila do Saber, que abrigará o Congresso ABAV de Turismo, este ano com salas tematizadas em alusão aos pilares centrais: Negócios, Conhecimento e Relacionamento.

A ABAV Expo Internacional de Turismo é a maior e mais completa feira do setor nas Américas e no Hemisfério Sul e reconhecida como uma das mais importantes do mundo. Durante três dias, o evento reunirá público profissional qualificado de agentes, operadores e gestores de viagens, expositores de mais de 60 países e compradores convidados – nacionais e internacionais - com autonomia e poder de decisão.

Com base em estudos fundamentados no retrospecto das últimas edições do evento, projeta-se para a 43ª ABAV Expo um público com alta representatividade no âmbito da imensa cadeia turística. Em termos estatísticos, a estratificação dos visitantes está assim delineada: Diretores - 36%; Gerentes - 23%; Assistentes - 17%, entre outros - 22%, sendo a quase totalidade do público composta por agentes de viagens.

Congêneres comporão espaço “Entidades Associadas”

A representatividade das associações congêneres à ABAV cresce ainda mais neste ano, após o ingresso da AirTkt e Avirrp. As novas adesões somam-se às já participantes Abeta, Abracorp, Aviesp, Belta e Bito. Na área cooperada denominada "Espaço Entidades Associadas" as entidades reforçarão o caráter de união e congraçamento. O estande foi dividido em estações de trabalho individuais, para que cada instituição possa oferecer atendimento personalizado aos seus associados e público visitante. Será disponibilizada uma sala de reunião privativa, mas de uso comum, para encontros mais reservados e apresentação de produtos e serviços.

"A união de entidades de diferentes segmentos, trabalhando em conjunto, possibilita a criação de diversas oportunidades de negócios. Essa participação é de extrema importância para o momento atual, demonstrando a força do turismo como alavanca de crescimento econômico para 2016", destaca o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abracorp) vai repetir a atuação de anos anteriores, com a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp e a sala de Capacitação Latam/Abracorp, na Vila do Saber. “É importante que neste momento estejamos todos juntos, imbuídos de um objetivo comum, que é o fortalecimento do setor. Só unindo forças seremos capazes de atingir esse objetivo”, sustenta o vice-presidente Administrativo da ABAV Nacional e presidente do Conselho Administrativo da Abracorp, Edmar Bull.

Com localização privilegiada, o 44º ECB (Encontro Comercial Braztoa) ficará na área central da feira, o que garante grande circulação e contato com as principais novidades e fornecedores de todo o mundo. Serão 1.470 m² divididos entre os associados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que contarão com estandes dinâmicos e modernos, permitindo que os expositores explorem novas formas de comunicação, entre elas imagens dos destinos e produtos que comercializam.

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) conta mais uma vez com o Abeta Summit – encontro dedicado especialmente a relacionamentos, palestras e negócios sobre ecoturismo e turismo de aventura, expertise da instituição.

Congresso ABAV de Turismo

Discutir os temas mais atuais, com ênfase na diversidade e na dinâmica da atividade turística contemporânea constitui a base da proposta do Congresso ABAV de Turismo, tradicionalmente inserido na programação da ABAV Expo. Durante os três dias, especialistas dos mais variados segmentos se revezarão na apresentação de mais de 40 palestras, painéis e plenárias distribuídos pelas salas temáticas da Vila do Saber, o espaço da feira dedicado à capacitação profissional.

“Mantivemos nosso compromisso com a inovação e este ano decidimos dar nome às salas para facilitar a identificação do temário com os três pilares da feira (Negócios, Conhecimento e Relacionamento) e agregamos mais duas – Destinos e Plenárias. Com isso facilitamos também aos participantes a localização dos espaços, que abrigarão as plenárias e palestras correspondentes aos temas que batizam as salas”, explica Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional e gestora do ICCABAV, responsável pela organização das atividades do congresso.