Associação Brasileira das Operadoras de Turismo se manifestou sobre a Azul

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), ao identificar a discriminação das tarifas da companhia aérea Azul, que fornece pacotes turísticos com preços mais baixos para sua operadora de turismo, a Azul Viagens, o que impossibilita a igualdade de condições na concorrência, ingressou com uma denúncia no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por recusa de venda e discriminação, e outra na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), alegando que a discriminação tarifária viola a própria concessão da linha aérea.

As medidas foram tomadas depois de a associação não obter um posicionamento satisfatório nos contatos diretos com a companhia aérea e tratam-se de um apelo em defesa do mercado, do consumidor e da saúde do mercado aeronáutico. O ponto chave é a ofensa ao princípio da igualdade de tratamento entre semelhantes e que isso é, a curto prazo, um atentado à livre concorrência e a médio e longo prazo, um grilhão para o consumidor que perderá o leque de opções de que dispõe no mercado.

A entidade acredita na livre concorrência e trabalha por um ambiente de negócios competitivo para seus associados e para o setor de turismo.