A aproximação com as agências de viagens contribuirá para a ampliação do fluxo de turistas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), uma série de encontros de capacitação com agentes de viagens maranhenses para incentivar a comercialização de pacotes com destinos do próprio Estado. O primeiro evento deverá reunir agentes de São Luis para o treinamento sobre as riquezas da Chapada das Mesas e rodada de negócios, entre os empresários da capital e da região tocantina.

Segundo a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, a aproximação com as agências de viagens contribuirá para a ampliação do fluxo de turistas do próprio Estado, seja na baixa ou na alta temporada. “O Maranhão é um destino turístico bastante diversificado. Temos belas praias com águas mornas e sol o ano inteiro, oferecemos um vasto calendário cultural. Além disso, buscarmos nossa consolidação como destino de Ecoturismo & Aventura, em virtude de nossa rica diversidade natural”, ressalta a secretária.

Ainda de acordo com a gestora do Turismo do Maranhão, a iniciativa, que acontecerá a partir das 17h, no Hotel Veleiros, pretende mostrar aos agentes que é possível vender o Maranhão para maranhenses. A Chapada das Mesas abriga um santuário ecológico de 160 mil hectares, com cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, em meio aos imensos paredões rochosos, formando um verdadeiro paraíso das águas que encanta turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Na ocasião, a Setur apresentará um roteiro especial de 3 dias e 2 noites, específico para o público de São Luis, envolvendo destinos da Chapada, como o Complexo de Pedra Caída, em Carolina; e a Cachoeira de Santa Bárbara, em Riachão. Além de aspectos como as belezas naturais, serão apresentadas a gastronomia, cultura, entre outros. “Com o aumento da procura pelo destino, cada vez mais os profissionais da área precisam de ferramentas e informações que auxiliem na oferta do destino, oferecendo sempre a melhor opção dos nossos atrativos e equipamentos. Queremos que os agentes saiam ‘Especialistas em Chapada das Mesas’", detalhou Delma Andrade.

Após a capacitação, os agentes de viagens de São Luís participarão de uma rodada de negócios com empresários do setor turístico da Chapada das Mesas. O objetivo da Secretaria é harmonizar um ambiente propício para a realização de negócios. “Além de promover a oportunidade de conhecimento de tudo sobre o destino, a ação também proporciona a interação entre empresários locais e da região, fortalecendo a rede de contatos do turismo, tirando dúvidas e criando parcerias entre os envolvidos com o destino”, finalizou a secretária.