Além de participar da festa amazonense, programa oferece a oportunidade de conferir os encantos de Manaus

Já estão à venda os pacotes de viagem para curtir o Festival Folclórico de Parintins 2016, que será realizado entre 24 a 26 de junho. O programa contempla seis noites de hospedagem, com café da manhã, sendo duas em Manaus (AM) e quatro na cidade-sede do evento. A operadora oferece pacotes com saídas de Curitiba (PR), Navegantes (SC), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Vitória (ES) – com retorno previsto em 28 de junho. Além da passagem aérea, estão inclusos o traslado entre as cidades amazonenses, transfers e ingressos para os três dias do evento.

O Festival de Parintins é reconhecido entre as mais importantes festas do calendário brasileiro, e reúne anualmente cerca de 100 mil pessoas. O evento é composto pelo embate das agremiações Caprichoso e Garantido, marcadas respectivamente pelas cores azul e vermelho, que apresentam em formato de ópera a lenda folclórica Boi-Bumbá, muito difundida na região norte e nordeste do Brasil.

O espetáculo é dividido em três partes, uma para cada noite do evento, em que as associações contam com duas horas e meia para encenar sua versão da história. Além das toadas, estilo musical da região que reúne os ritmos e cantigas locais, as apresentações contam com alegorias e o envolvimento do público, que participam ativamente da festa.

A rivalidade entre as torcidas, inclusive, é famosa por suas peculiaridades. Por exemplo, ambas não utilizam o nome do oponente, referindo-se ao grupo oposto apenas como “o contrário”. Além disso, os torcedores de cada boi se recusam a usar e consumir qualquer item que se apresente com a cor rival, o que levou marcas famosas a entrar na brincadeira e personalizar logotipos e embalagens para cada grupo.