Entidade aposta na valorização do investimento realizado pelas agências de viagens na capacitação e atualização profissional das suas equipes como diferencial competitivo

 

Uma iniciativa inovadora promete tocar e despertar os gestores das agências de viagens de São Paulo, de modo a tornar mais eficiente a comunicação com cada segmento dentro da empresa. Por meio dos cursos que a entidade promove (presenciais, online e in company), as agências poderão inscrever os colaboradores de acordo com a função e o papel que eles desempenham em diferentes setores, nas áreas-chave de administração e finanças, comercial, comportamento, destinos e produtos.

O diferencial está no formato do programa de capacitação: a Abav-SP concederá uma estrela às agências de viagens que registrarem a participação de, no mínimo, 50% do efetivo das equipes que atuam nos seus departamentos em, pelo menos, 25% da oferta de cursos programados a cada semestre. Para os seis primeiros meses de 2016, a Abav-SP programou realizar 22 cursos, contemplando interesses diversos. As agências de viagens que atingirem 49% não participam do Programa Reconhecimento, não fazendo jus ao destaque com estrelas. Porém, quanto mais profissionais de um departamento da agência participarem dos cursos, maior será a quantidade de estrelas conquistadas, observados os critérios de proporcionalidade.

Critérios para obtenção de estrelas:

Acima de 90% da equipe: 5 Estrelas

Entre 80% e 89% da equipe: 4 Estrelas

Entre 70% e 79% da equipe: 3 Estrelas

Entre 60% e 69% da equipe: 2 Estrelas

Entre 50 e 59% da equipe: 1 Estrela

A cada cinco estrelas conquistadas, a agência receberá da Abav-SP um certificado diferenciado, enaltecendo os investimentos realizados. Caso a empresa opte pelos cursos online ou in company, estes também serão contabilizados na somatória geral, para efeito das distinções previstas.

As agências de viagens sediadas no estado de São Paulo e que participaram do primeiro curso online "Formação de Executivo de Vendas de Alta Performance", inclusive os participantes da segunda turma, cujas inscrições permanecem abertas até o dia 15 do mês de fevereiro, serão contempladas com uma estrela. A iniciativa reconhece quem acredita e, desde o início, participa, contribuindo de maneira efetiva com o aumento da percepção de valor das agências de viagens, diferenciadas e reconhecidas no mercado em razão do constante investimento no aprimoramento das suas equipes profissionais.

 

Um novo olhar

Depois de assumir a direção da Abav-SP, no final de 2015, Marcos Balsamão apresentou suas ideias, propostas e diretrizes definidas para o biênio 2016/2017 durante o 60º Fórum Executivo. “Nós vamos fortalecer a marca da Abav-SP como referência de conhecimento, capacitação e constante atualização profissional. Queremos tratar o agente de viagens como um cliente. Queremos estar mais próximos e ouvir as demandas dos associados”, disse Balsamão.

Para o vice-presidente Edmilson Romão, a plataforma de cursos online já se revelou um sucesso. “No lançamento, recebemos mais de 60 inscritos. Isso nos levou a oferecer uma segunda edição do programa ‘Formação de Executivos de Vendas de Alta Performance’, ministrada por Lúcio Oliveira, por intermédio do moderno sistema de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da associação”. Romão acrescenta que se trata de “iniciativa que vem ao encontro da diretriz do presidente Marcos Balsamão de implantar o Programa Reconhecimento de Capacitação das Agências de Viagens, que premia e distingue as empresas que investem nos cursos que oferecemos – presenciais,online e in company”.