Números são da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis

O período de Carnaval pode significar um fôlego para as locadoras de automóveis se recuperarem da queda de eventos corporativos que aconteceu em 2016. De acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), a expectativa é que a demanda pelo aluguel diário de veículos no Carnaval cresça entre 10% a 20%, especificamente nos principais destinos turísticos do Brasil.

“A tendência é que mais brasileiros optem por viajar dentro do próprio país, favorecendo o setor de locação”, avalia o Presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Nemer. “Os estrangeiros responderão por no máximo 20% dessa demanda”, completa.

Segundo Nemer, no período de festas, férias escolares e Carnaval, a procura pela locação diária tende a crescer mais nos estados do Nordeste, que são destinos turísticos reconhecidamente atrativos para brasileiros das demais regiões e também para estrangeiros.

O Rio de Janeiro, especificamente no Carnaval, tende a ter uma demanda acima da média e destinos como São Paulo, Minas Gerais e a região do Pantanal também têm demonstrado crescimento do número de turistas durante esse período.

Algumas dicas da ABLA para a locação de automóveis:

Documentação: Carteira de Habilitação em dia e válida. Eventualmente, a locadora poderá solicitar também o RG (Registro Geral), que serve para a identificação do condutor, mas que pode ser substituído pela CNH, desde que nela conste esse dado; o mesmo vale para o CPF (Cadastro de Pessoa Física): também pode ser substituído pela CNH, desde que ela tenha esse dado.

Reservas: Procurar as locadoras com antecedência elimina o risco de não encontrar o veículo desejado.

Tarifas: As tarifas diárias (24 horas) variam conforme a categoria do carro ou escolha por tipo de cobertura de danos causados ao veículo locado.

Descontos: Na maioria das vezes, a locadora oferece descontos progressivos: quanto maior o período de locação, menores são as tarifas diárias cobradas.

Promoções: Nas épocas de baixa estação, que variam de estado para estado, a maior parte das locadoras realiza promoções, inclusive baixando o valor das diárias como forma de estimular ainda mais o aluguel de veículos.

Pagamento: A opção de pagar com o cartão de crédito válido facilita a aprovação do cadastro e o atendimento. Caso o cliente opte por outras formas de pagamento, será atendido, porém o automóvel somente poderá ser entregue após a locadora fazer a análise de crédito.

Custo-benefício: Alugar um modelo popular custa o equivalente a uma corrida de táxi de aeroportos mais afastados até as regiões centrais das cidades. Praticamente pelo mesmo valor de uma corrida de táxi, você tem um veículo à sua disposição por 24 horas.

Abrangência: As locadoras que trabalham com o rent a car não estão presentes apenas nos aeroportos, podem ser encontradas em todas as cidades do País.

Segurança: Ao locar um automóvel, o usuário terá de imediato a garantia do contrato de locação, que obedece aos princípios do Código de Defesa do Consumidor e é o documento válido entre o cliente e a locadora para a efetiva prestação do serviço.

 

Siga-nos