Cidades são do Brasil, EUA, Romênia e México

O Halloweencomemorado em 31 de outubro, se aproxima e é hora de tirar a fantasia do armário. Mas se você é daqueles que gostam de um clima mais realista, o Submarino Viagens selecionou quatro lugares no mundo que são famosos pelas lendas e histórias de arrepiar, envolvendo os clássicos personagens como bruxas, lobisomens e zumbis.

 

SALEM, ESTADOS UNIDOS

Conhecida como a "Cidade das Bruxas", Salem fica a apenas 30 km de Boston e virou símbolo do Halloween nos Estados Unidos. O local foi palco de um controverso julgamento de bruxaria no século 17 e até hoje a fama o persegue, o que ajudou a colocá-lo no mapa do turismo. Entre as principais atrações da cidade estão o Museu das Bruxas, o Cemitério das Bruxas e a Igreja de Salem.

TRANSILVANIA, ROMÊNIA

A Europa é berço de muitas das lendas relacionadas ao Halloween e os vários castelos, bosques escuros e vilas medievais não apenas criam um clima sombrio, como ajudam na imaginação dos turistas que procuram por esse cenário de assombração. Entre os destinos que não devem faltar nos roteiros dos apaixonados por histórias de vampiros é a Transilvânia, uma região da Romênia, onde viveu o cruel e impiedoso Príncipe Vlad Tepes III, que teria inspirado o personagem Conde Drácula. O escritor Bram Stoker se inspirou no Castelo de Bran para criar a história de Drácula, mas a verdade é que Vlad III nunca habitou o local. No entanto, a visita ao castelo é muito interessante. Construído no alto de uma colina de 200 metros, em 1212, foi transformado em museu em 1956. Seus 60 quartos são conectados por passagens e escadas, onde você poderá ver diversas peças de arte, decoração e armas da realeza.

GUADALAJARA, MÉXICO

Mesmo que a imagem que temos do Halloween seja de crianças americanas fantasiadas pedindo doces de casa em casa, a data comemorativa também se faz presente nos países das Américas Central e Sul, ainda que com grandes diferenças culturais. No México, por exemplo, o Dia dos Mortos – festa que acontece de 31 de outubro a 2 de novembro – é celebrado com muita alegria. A comemoração é bem antiga e ocorria mesmo antes da chegada dos exploradores espanhóis. Os astecas tinham o costume de conservar crânios e exibi-los durante os rituais do Dia dos Mortos. Ainda hoje, a data é uma forma de celebrar os mortos com alegria e oferecer coisas de que gostavam enquanto vivos. Outro símbolo são os altares coloridos e adornados com velas, imagens e alimentos. 

CIDADES DO INTERIOR DO BRASIL

O Halloween é muito popular nos EUA e na Europa, mas a data também já é conhecida de muitos brasileiros. Ainda mais depois que 31 de outubro foi oficializado como o Dia do Saci, personagem mais famoso do folclore brasileiro e que possui influências indígena e africana. Ninguém sabe ao certo onde nasceu a lenda, mas é certo que nas cidades do interior do país ela ainda vive. Desde o norte e centro-oeste do país, passando pelas cidades mineiras e paulistas, até o interior do sul, o Saci Pererê ainda é lembrado quando uma travessura é praticada. Destaque também para as lendas do folclore que vivem nas matas, especialmente na Amazônia, como o Curupira e a Iara. Nas regiões rurais, a Mula-Sem-Cabeça é famosa por assustar os animais com seu pescoço em chamas. 

Para os curiosos e aventureiros que desejam visitar os destinos, o Submarino Viagens criou um hotsite com promoções de passagens aéreas, pacotes e diárias de hospedagem