Na 20ª edição do Prêmio Caio, ‘Evento Vuca’ ganhou status de nova categoria

Uma das marcas do mundo contemporâneo é a explosão intermitente de novas nomenclaturas. E o termo Vuca está entre elas – surgiu, originalmente, no meio militar dos EUA, nos anos 90. Constitui um acrônimo (V.U.C.A.), formado pelas iniciais deVolatility-Uncertainty-Complexity-Ambiguity (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), na língua portuguesa. Logo foi adotado pelos administradores, pois traduz muito bem as condições do mundo dos negócios nos dias atuais.

Na 20ª edição do Prêmio Caio, ‘Evento Vuca’ ganhou status de nova categoria. O diretor da premiação, Sergio Junqueira Filho, lembra que a palavra está na moda. “Podemos dizer que a expressão Vuca denomina bem os eventos ‘fora da caixa’, híbridos, que mesclam vários formatos e sinalizam tendências. Trata-se de uma categoria única”, explica Junqueira Filho. A título de exemplo, cabem nessa categoria eventos como You Pix, Rio2C, Hacktown, Campus Party, Big Festival, Hacking.Rio e Festival Path.

Para Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e idealizador do Prêmio Caio, “o conceito Vuca interpreta, por assim dizer, a transformação intermitente das tecnologias e dos hábitos de consumo. Incertezas e mudança se tornaram constantes no mercado, fazendo desse ambiente caótico uma espécie de novo normal”.

O executivo acrescenta que “Vuca encarna um acontecimento especial, que traz transformações disruptivas e imersivas, que rompem os padrões tradicionais dos eventos. Incorpora múltiplas atividades simultâneas de diversas categorias”. O perfil do Evento Vuca não pode ser inscrito em outra categoria.

Contagem regressiva

As inscrições para a 20ª edição do Prêmio Caio 2019, para os segmentos: ‘Eventos’ e ‘Serviços’, ficam abertas até 15 de agosto de 2019. Empresas interessadas devem acessar a nova plataforma digital responsiva, com ferramentas ainda mais amigáveis e disponíveis no mesmo site (www.premiocaio.com.br). Nos segmentos ‘Destinos para Eventos’ e ‘Empreendimentos para Eventos’ não há necessidade de inscrição e submissão de defesa; uma vez que os concorrentes são indicados pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio.

Realizado pela Eventos Expo Editora, o Conselho Diretor do Prêmio Caio é formado pelas entidades representativas dos segmentos de eventos: Abeoc Brasil, Abih, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ampro, IPC, Unedestinos e pelos profissionais reconhecidos como hors concours. A premiação também conta com apoio da Abav, Abbtur, Abetar, Abla, Abrace, Abracorp, Abrafec, Abrajet, Abrasel, Advb-SP, Braztoa, Clia Brasil, Eventpool, Fbha, Fenactur, Fohb, Fornatur, Ibev, Ifea, Ires, MPI Brazil, Obme, Resortes Brasil, Sindepat e Skål Internacional Brasil.