Resultado representa crescimento de 1,4% em relação a 2018

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), lançou nesta quarta-feira (11) o Anuário Braztoa 2020, estudo com dados inéditos do setor das operadoras de turismo no país, que mostra, em números, o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista.

Em 2019, as empresas associadas à BRAZTOA, que representam estimados 90% das viagens de lazer comercializadas pela cadeia produtiva do Brasil, foram responsáveis por um faturamento de R$ 15,1 bilhões, um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior, mantendo em 6,5 milhões o número de passageiros embarcados.

Os resultados mostram uma estabilidade em um ano de adversidades, já que 2019 foi marcado por variações cambiais com a desvalorização do real frente ao dólar. Ao mesmo tempo, há um aumento do ticket médio das viagens (16,9%), que representa uma forte tendência no setor: as operadoras estão sendo cada vez mais acionadas para o trabalho de consultoria de viagens, agregando valor aos roteiros turísticos e criando experiências personalizadas.

Do total de passageiros embarcados, mais de 4,8 milhões foram para destinos dentro do Brasil, 73,8% do total. A porcentagem de turistas para destinos internacionais foi de 26,2%, ou seja, mais de 1,7 milhões de brasileiros viajaram para fora do país em 2019.

O turismo nacional representou um faturamento de 9 bilhões (59,7%). Já as viagens para o exterior atingiram a marca de R$ 6,1 bilhões de faturamento (40,3%).

No Brasil, o Nordeste manteve a liderança, recebendo 51,8% do total de passageiros embarcados. Já a região Sudeste ficou em segundo lugar, com percentual de 22,1%. A região Sul foi responsável por uma parcela de 19,2% dos embarques totais no país, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram 6,9% do total brasileiro, mantida a base de comparação.

Nos embarques internacionais, o principal destino foi a América do Sul, correspondendo a 30,4% dos embarques. A Europa ficou em segundo lugar na preferência dos turistas, com 28,4%. América do Norte, por sua vez, representou 19,2% dos embarques, enquanto América Central-Caribe corresponde a 16,7% e o bloco Ásia-África-Oceania representa 5,3% e do total.