Empresa de compra de passagem de ônibus é hoje a maior do país no setor rodoviário e já possui mais de 4 mil destinos

por Guilherme Cosenza

CEO de uma das maiores plataformas de compra de passagens de ônibus do Brasil, Fernando Prado, é o grande responsável pelo sucesso e crescimento da ClickBus. A empresa viu a oportunidade onde ninguém mais via em tempos onde a compra online era vista apenas para passagens de avião e trouxe o cenário das compras mais baratas e os melhores horários para dentro das rodoviárias do Brasil.

Hoje com mais de 4 mil destinos e 150 empresas de ônibus parceiras, a ClickBus se tornou a melhor saída para quem quer economizar, mas sem deixar de viajar. Pensando em entender como nasceu e o segredo do sucesso da ClickBus, conversamos com o CEO da empresa que nos atendeu de imediato e explicou o segredo do sucesso da empresa que hoje possui mais de 150 funcionários. Acompanhe:

Como nasceu a ClickBus?

A ClickBus identificou uma grande oportunidade: o mercado rodoviário brasileiro movimenta mais de 160 milhões de passageiros por ano (enquanto o aéreo doméstico approx. 90 milhões) e quando lançamos, apenas 1% dos bilhetes eram vendidos online – hoje, a penetração online é de mais de 20%. É um mercado que está começando a migrar para o mundo online como o aéreo, por exemplo. Antes de terem a opção de comprar online em uma plataforma que inclui diversas empresas rodoviárias, os passageiros tinham que ir ao terminal rodoviário, descobrir qual viação fazia a rota desejada, ficar nas filas das empresas, comparar preços e horários diretamente sem garantia de conseguir embarcar na data ou horário desejados.

A ClickBus, diante da relevância do mercado rodoviário no Brasil, atua para facilitar a conexão entre pessoas e seus destinos, oferecendo, em conjunto das empresas de ônibus, soluções para modernizar o setor rodoviário.

 

 A ClickBus vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Mas como foi o começo para conseguir mostrar ao mundo que o trabalho se tratava de um aplicativo confiável? Vocês tiveram algum tipo de dificuldade de ganhar credibilidade junto ao público?

O maior desafio da ClickBus aconteceu na parte tecnológica, com sistemas conectados diretamente com a empresa para evitar overbooking e a disponibilidade da escolha do assento no ônibus no momento da compra. A complexidade de integrar várias empresas do setor rodoviário demanda constante inovação. A primeira "barreira de confiança" foi junto das empresas de ônibus, para elas toparem entrar no mundo digital. Hoje já temos mais de 150 empresas de ônibus conectadas no portfólio oferecendo passagens para mais de 4 mil destinos.

Do lado dos viajantes, o desafio foi disseminar a possibilidade da compra online de passagens de ônibus sem sair de casa, pelo aplicativo ou pelo computador de forma segura. A ClickBus tem ajudado o setor a se modernizar e a se tornar mais conhecido entre os usuários. O primeiro grande passo para que o público criasse confiança na marca foi  em janeiro de 2016, quando lançamos, em parceria com as maiores empresas do setor, campanha publicitária em TV aberta estrelada por Fábio Porchat como estratégia para revitalizar o setor rodoviário. Foi a primeira vez que o setor rodoviário investiu em TV, para massificar a mensagem da modernização do setor. Desde então, trabalhamos grandes campanhas de marca, investindo em levar a mensagem sobre como o setor evoluiu

Também fomos nos adaptando com a tecnologia e acreditamos que os passageiros também têm mudado seus hábitos e passaram a comprar mais online, já que antes as vendas online eram apenas 1% e atualmente são em torno de 20%. Só na pandemia pudemos perceber também o aumento na penetração online de 15% para 20%.

 

 Existe algum tipo de parceria com as empresas de ônibus para que consigam os preços oferecidos através do site?

Trabalhamos como um marketplace, em que conectamos a oferta das empresas de ônibus com os viajantes. Somos a maior OTA (online travel agency) rodoviária e atualmente a ClickBus trabalha com 150 empresas de ônibus para oferecer mais de 4 mil destinos em todo o Brasil.

 

 Vocês trazem um trabalho muito comum para as viagens de avião. O público de vocês é o mesmo?

Existem plataformas similares para o aéreo, que conectam a oferta das empresas áreas para facilitar a reserva dos viajantes. Nesse aspecto, somos sim muito parecidos. A grande diferença é o tamanho da oferta - enquanto o aéreo doméstico oferece passagens de 3 empresas aéreas, a ClickBus oferece de 150 empresas de ônibus. Enquanto o aéreo tem a capilaridade de menos de 100 destinos, a ClickBus oferece passagens para mais de 4 mil destinos.

Em termos de público - falamos com viajantes que precisam viajar do ponto A ao ponto B, mas há diferenças entre a necessidade do viajante aéreo e rodoviário no Brasil, tanto em termos de classe social quanto de razões para as viagens.

 

Como mostrar que é melhor comprar uma passagem de ônibus do que uma de avião na promoção?

Para os 100 destinos fora dos 4 mil oferecidos pela ClickBus que tem sobreposição com a malha aérea nacional, o preço da viagem rodoviária é quase sempre mais econômica e em momentos de promoção, como a Bus Friday (Black Friday rodoviária), oferecemos passagens de SP - RJ por R$ 9,90, por exemplo. Os horários e as datas em que os descontos se aplicam no rodoviário geralmente são mais flexíveis que o aéreo também. Mas lembrando que a ClickBus oferece muitos destinos que não são contemplados pelo aéreo e mesmo nesses há disponibilidade de passagens por valores atraentes.

 

A empresa vinha em uma crescente, assim como o turismo de maneira geral, porém, 2021 trouxe a pandemia, vocês tiveram 100% de paralisação nesse período também ou conseguiram manter algumas viagens?

A queda nas vendas acompanhou o aumento das restrições de viagens e necessidades de isolamento social, que veio também acompanhado do aumento da digitalização. Com isso, na última semana de março de 2020 começamos a perceber a queda nas vendas e desde então, entre março e junho 2020, nossas vendas representam em média 34% do que foi realizado em 2019, no mesmo período.

Com a retomada das atividades econômicas no Brasil e a flexibilização por parte de alguns estados brasileiros, aos poucos observamos um aumento no número de venda de passagens, e também atribuímos este aumento por conta do efeito da digitalização, onde, em épocas pré-pandemia, a penetração online de compra de passagens online era de 10% e, durante a pandemia, dobrou.

O ônibus tem um papel muito relevante no transporte de serviços essenciais, e à medida em que aconteceram as flexibilizações e a retomada das atividades econômicas no Brasil, notamos crescimento constante entre uma semana e outra nas vendas de passagens ao mesmo tempo em que ClickBus, empresas de ônibus e rodoviárias colocam em prática medidas de segurança em todas as etapas de viagem.

 

Assim como muitas empresas, a ClickBus precisou cortar seu pessoal?

Tivemos que tomar algumas duras decisões na segunda quinzena de 2020, mas com a aderência das empresas de ônibus às medidas de segurança e mais viagens acontecendo pelo Brasil de forma segura, estamos conseguindo recuperar as vendas.

 

 Como foi lidar com a pandemia sendo uma empresa 100% vivendo do Turismo?

O ano de 2020 foi uma surpresa e o setor de turismo e o mercado de viagens foram dois dos mais afetados pela chegada da pandemia de coronavírus, mas nossa maior preocupação desde o início foi oferecer todas as informações necessárias aos viajantes. Também entendemos que o mais importante é que as pessoas façam as viagens quando for seguro e, para isso, tivemos algumas ações, como oferecer créditos e bônus para que os nossos clientes remarcassem suas viagens em um momento mais oportuno.

Fizemos coisas práticas para ajudar os nossos clientes de forma mais imediata, como oferecer créditos e bônus para que os nossos clientes remarcassem suas viagens em um momento mais oportuno e também pudessem optar por receber o reembolso integral. Mas a grande iniciativa naquele momento foi a criação do fundo "Aquele Abraço", que é um projeto conjunto da ClickBus que consiste em presentear pessoas com passagens ida e volta quando as viagens puderem acontecer sem restrição de novo pelo Brasil. O fundo, em que cada abraço corresponde a duas passagens - de ida e volta - será recheado por um investimento da ClickBus e das empresas de ônibus.

A ideia foi, com essas doações, presentear brasileiros que não terão condições de pagar uma viagem por conta do Covid-19, mas que querem dar aquele abraço em uma pessoa amada, uma oportunidade de trabalho ou um sonho que teve que ser postergado. Por ser uma empresa de turismo, um dos setores que foi mais impactado com a crise, não temos o mesmo fluxo de caixa de empresas de outros setores que anunciaram investimentos grandes em ações em meio à pandemia, mas queríamos fazer a nossa parte para ajudar a população brasileira e vamos trabalhar junto a nossa rede de parceiros para fazer isso acontecer. Outra grande iniciativa foi o selo de segurança mencionada abaixo.

 

Quais as mudanças que precisaram ser feitas na empresa e nas viagens com a pandemia?

Desde o ano passado, em conjunto com as viações parceiras, estamos fortalecendo ainda mais os protocolos de segurança e higiene em todas as etapas de viagem com base nas recomendações de órgãos competentes como Ministério do Turismo, Anvisa e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Além disso, lançamos o Selo de Segurança Reforçada, que foi adotado por mais de 100 empresas de ônibus em todo o Brasil como forma de garantir o cumprimento e chancelar a qualidade dos procedimentos de higiene, desinfecção dos veículos, jornada com menos contato (que inclui o uso de máscaras, embarque com e-ticket e fornecimento de álcool gel) e orientações efetivas aos passageiros sobre as medidas adotadas pelas empresas do setor de transporte rodoviário no país.

 

Além disso, reforçamos alguns procedimentos com as viações parceiras para redobrar a segurança com quem precisa viajar:

- Antes da viagem: higienização nas garagens com produtos químicos; limpeza frequente de ar-condicionados; incentivo à compra online de passagens; atenção redobrada a profissionais da empresa;

- Na rodoviária: medição de temperatura com laser na entrada; uso de máscaras de proteção e álcool gel; lixeiras específicas para descarte de máscaras; além disso, a ClickBus apoia o embarque eletrônico, com apresentação de e-ticket.

- Antes de seguir viagem: motoristas de máscara; limpeza pré-viagem visível; embarque com 1m de distância entre passageiros; assentos separados para assegurar distanciamento entre pessoas.

 

 Hoje, a ClickBus já conseguiu se restabelecer por completo da pandemia?

Por completo na nossa visão seria 100% das vendas versus o período/feriado anterior, mas isso ainda não aconteceu e também não esperamos isso ainda. As viagens acontecendo agora têm um significado diferente do que era pré-pandemia, geralmente são viagens que não podem ser adiadas… Entendemos que a volta do setor de turismo acontecerá mais forte com o avanço da vacinação e com a população brasileira voltando às ruas com mais segurança.

 

Estamos vivendo um período "estranho" onde temos a vacina crescendo, mas também pontos de lockdown pelo país. Como a ClickBus trabalha com isso?

Enquanto estamos em pandemia - em que os níveis de contágio ainda são altos e os números de infectados também - continuaremos sendo prudentes com nossas mensagens e investimentos. O reforço com as empresas de ônibus à aderência ao selo de segurança para que as viagens continuem acontecendo de forma responsável também. Se as pessoas precisam viajar de ônibus, elas podem contar com a ClickBus para comprarem suas passagens online, evitando assim mais tempo de exposição na rodoviária (que também estão adotando medidas de segurança para conter o contágio). Mas não estamos promovendo viagens da mesma forma que fazíamos pré-pandemia.  

 

Os valores comuns da ClickBus já são menores do que a convencional, agora vocês estão lançando a ClickBus X que tem como foco um valor ainda mais baixo. De onde surgiu essa ideia?

A ClickBus X é uma categoria de viagem da ClickBus, que oferece passagens de ônibus a preços diferenciados nas classes leito e executivo em rotas regulares selecionadas, com empresas parceiras que já operam nos trechos oferecidos, garantindo maior conveniência, preços especiais, aplicação dos protocolos de segurança e o serviço diferenciado das principais empresas de ônibus do Brasil. A passagem é vendida pela ClickBus nas plataformas web e aplicativo, e a operação é feita pela empresa de ônibus parceira

O propósito da ClickBus é Transformar a Mobilidade em uma experiência fácil, segura e inteligente para todos. Temos diferentes iniciativas no pipeline para acelerar a retomada do setor garantindo a segurança dos viajantes e funcionários. Estamos testando novas formas de nos aproximar do usuário final e de trazer o ônibus de maneira mais democrática para o brasileiro. Dentro dessas ações, a ClickBus X, um projeto pensado desde o ano passado, é o primeiro, e começou a operar em uma rota no dia 21 de agosto. Estamos unindo a expertise das operações das empresas de ônibus e a nossa expertise de 7 anos de tecnologia e marketing da ClickBus para uma experiência ainda melhor. Além disso, a ClickBus X vem também com uma proposta de preços abaixo do que geralmente é praticado, iniciativa essencial para ajudar e acelerar na retomada do setor.

A ClickBus é a catalisadora da modernização do setor rodoviário. Somos a maior marca digital do setor e trouxemos muitas inovação para o setor ao longo dos nossos 7 anos de história como, por exemplo, conexões que aumentam a malha rodoviária brasileira conectando rotas de empresas de ônibus com escalas para ajudar viajantes a chegarem do ponto A ao B com uma só compra; iniciativas de precificação dinâmica para oferecer preços mais acessíveis aos viajantes brasileiros e ao mesmo tempo trabalhar a ociosidade das empresas de ônibus, entre várias outras. A ClickBus X é um guarda chuva para as novas iniciativas que faremos ao longo do semestre que tem como grande objetivo oferecer uma experiência diferenciada para diferentes viajantes rodoviários.

O preço da passagem da ClickBus X será sempre a menor daquela rota, mas a disponibilidade é limitada. Só haverão passagens neste valor nos ônibus da ClickBus X. 

 

Ainda é difícil falar sobre o que fazer com o fim da pandemia, mas o que a empresa pretende fazer para o ano 2021, caso a pandemia se encerre por completo?

Acreditamos que, com a vacina, haverá uma mudança no perfil das viagens. Antes da crise, as pessoas estavam optando por planejar e realizar viagens mais longas, para fora do país ou para estados mais distantes de suas casas. Agora, observamos  uma mudança no comportamento de viagens, onde cada vez mais os viajantes devem priorizar o turismo doméstico, isto é, pontos turísticos do seu próprio estado e até mesmo visitar familiares ou parentes que residem mais próximos.

Acreditamos que esse comportamento deve se manter, com maior preferência por rotas curtas e destinos de ecoturismo, ou seja, a céu aberto, sendo uma forma de evitar contato com um número grande de pessoas. Entendemos também que, como o orçamento de viagens foi reduzido, o preço será um fator muito relevante na tomada de decisão do viajante, já que viagens terão um significado muito maior e pretendemos oferecer descontos em rotas selecionadas para democratizar ainda mais as viagens rodoviárias.

 

 Ainda sobre o futuro, o que a empresa pensa para 2021 se o cenário da covid continuar?

É difícil antever algo para 2021, mas diante deste cenário de flexibilização e retomada das atividades, a tendência é que o aumento na venda de passagens online cresça ao longo dos próximos meses. Estimamos que a retomada do setor rodoviário aconteça justamente a partir do início do ano que vem, mas até lá estamos focados em fortalecer, junto das empresas de ônibus, os protocolos de segurança e higiene.

 

 Para encerrar, deixe um recado para os nossos leitores. Por que eles devem se aventurar na ClickBus?

A ClickBus é a forma mais conveniente de comprar passagens de ônibus. Os passageiros contam com uma plataforma e aplicativo que permitem a compra de forma cômoda, rápida e com ótimos preços. Os passageiros comparam preços de todas as viações que operam em determinada rota, optam pelo preço e horário mais apropriado, tem suporte pós-venda e até evitam filas na rodoviária embarcando com o e-ticket rodoviário.