O aplicativo Touch & Pass vai permitir que um grupo de passageiros de voos da Air France de Toulouse-Blagnac para Paris-Orly usem seus smartphones para se locomover rapidamente no aeroporto, desde a entrada no aeroporto até o embarque no avião 

 

A Air France, juntamente com Orange, SITA, Aeroporto Toulouse-Blagnac e RESA Airport Data Systems unem forças para oferecer a primeira experiência de embarque, na Europa, com a tecnologia Near Field Communications (NFC). Ao longo dos próximos seis meses, o aplicativo Touch & Pass vai permitir que um grupo de passageiros de voos da Air France de Toulouse-Blagnac para Paris-Orly usem seus smartphones na opção NFC, da Orange, para se locomover rapidamente no aeroporto, desde a entrada no aeroporto até o embarque no avião. 

A tecnologia vai permitir que os passageiros recebam automaticamente o cartão de embarque NFC em seus smartphones, utilizando o método de check-in de preferência. Através de um simples toque no celular em leitores do aeroporto, os passageiros vão passar de forma rápida e fácil pelas diferentes etapas da viagem, incluindo faixas prioritárias no controle de segurança, acesso ao lounge e embarque. 

O cartão de embarque vai ser lido automaticamente, mesmo com o telefone bloqueado ou sem bateria. Ao alavancar a especificação técnica desenvolvida pela SITA, o leitor da RESA pode recuperar o cartão de embarque correto, ainda que haja cartões de embarque múltiplos presentes no telefone. Além de economizar tempo, os passageiros vão usufruir de uma viagem confortável e sem stress, sem a necessidade de procurar uma tela que leia código de barras ou possuir um documento impresso.

Jean-Christophe Gaudeau, Gerente de Inovação de Produtos da Air France KLM, afirma: "A Air France está empenhada na constante busca por novos produtos, soluções e serviços inovadores que possam melhorar a experiência de viagem dos nossos clientes. Trabalhamos para tornar a viagem mais fácil antes, durante e depois do voo. A participação da Air France no teste da tecnologia NFC demonstra o nosso desejo em ser pioneira no campo da inovação. Nosso objetivo final é sempre trazer mais benefícios para os nossos passageiros”. 

Jim Peters, Diretor de Tecnologia da SITA, conta: "Este é um exemplo perfeito de como a SITA e o nosso braço direito de pesquisa estratégica, o SITA Lab, colaboram com os nossos parceiros para testar uma variedade de novas tecnologias e levar a inovação para a indústria do transporte aéreo. Este teste com a Air France e a Orange marca o primeiro cartão de embarque NFC que fornece uma solução verdadeiramente sem interrupções e com escalas para a indústria”. 

Thierry Millet, Vice-Presidente de Pagamentos Móveis e Programa Contactless da Orange, diz: "A tecnologia NFC permite que os passageiros da Air France testem esta nova forma de embarque, que é mais simples e rápida. A nova solução se baseia em dois modelos da indústria: o padrão IATA da indústria de transporte aéreo e o padrão NFC da GSMA para a indústria móvel. Isso abre portas para uma grande escala industrial de implementação”. 

Renaud Willard, Diretor de Vendas & Marketing da RESA, afirma: "Facilitar para o passageiro é a nossa maior prioridade. Pensando nisso, a RESA integrou a tecnologia NFC para as operações diárias do Aeroporto Toulouse-Blagnac. Isso porque o serviço NFC traz velocidade, facilidade e uma experiência sem papel para o ambiente do aeroporto. Os passageiros não têm mais que se preocupar com o cartão de embarque, a quantidade de bateria do smartphone ou a rotação da tela. Eles andam pelo aeroporto simplesmente tocando seu telefone nos leitores da RESA”. 

A Air France e a Orange vão convidar algumas centenas de membros Gold e Platinum Flying Blue da Air France para contar o que acharam do novo serviço. Para a realização desse teste, a Orange vai oferecer a infraestrutura NFC e cartões SIM. A SITA desenvolveu as especificações NFC que permitem que essa tecnologia trabalhe em um ambiente de aeroporto, um kit de ferramentas para a integração móvel e a infraestrutura de entrega do cartão de embarque entre a Air France e a Orange. A Air France vai fornecer os aplicativos Touch & Pass NFC para os smartphones. Fica por conta da RESA fornecer o serviço de check-in e de embarque e o sistema de processamento de pista rápida para o Aeroporto Toulouse-Blagnac, além do e-Gates para verificações de segurança e autoembarque. 

O teste vai acontecer até o dia 31 de dezembro de 2014, no voo econômico do Toulouse-Blagnac para o Aeroporto Paris-Orly. 

O Toulouse-Blagnac é o quinto maior aeroporto da França em tráfego de passageiros, e é o principal aeroporto de negócios. Em 2013, o aeroporto transportou mais de 7,5 milhões de passageiros, um aumento de 0,1% em relação ao ano anterior. O Toulouse-Blagnac oferece serviços para 32 companhias aéreas com voos regulares para 16 localidades nacionais e 43 conexões internacionais.