A nova tecnologia vai transformar as operações tanto para o aeroporto quanto para a companhia aérea Azerbaijan Airlines

 

Especialista em TI para o transporte aéreo, a SITA vai fornecer infraestrutura de TI, plataformas de processamento de passageiros e sistemas de operações de aeroporto para o novo Terminal 1 do Aeroporto Internacional Heydar Aliev, em Baku, Azerbaijão. A nova tecnologia vai transformar as operações tanto para o aeroporto quanto para a companhia aérea Azerbaijan Airlines, contribuindo para uma melhor experiência do passageiro com as novas opções de autoatendimento. A expectativa é de que o aeroporto dobre sua capacidade atual.

Jahangir Askerov, presidente da Azerbaijan Airlines, afirma: "Nos últimos anos, o Azerbaijão fez grandes investimentos para desenvolver a indústria de transporte aéreo com o apoio do presidente do país, Ilham Aliyev. Precisamos de soluções modernas e integradas para nos ajudar a transportar os passageiros com mais rapidez, melhorar nossa eficiência operacional e ajudar no crescimento. Os novos sistemas da SITA incorporam a tecnologia mais avançada da indústria e as últimas tendências do setor, além de estarem alinhados com todas as recomendações da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Nesse processo, também foi importante a conveniência de lidar com um único fornecedor, a SITA, para todas as nossas necessidades de TI e comunicação".

Como parte do novo acordo, a SITA está oferecendo serviços de consultoria nas áreas de infraestrutura em TI e processamento de passageiros, juntamente com uma rede completa de soluções líderes do setor. A plataforma de processamento de passageiros AirportConnect Open, da SITA, inclui mais de 70 estações de trabalho de uso comum e 12 quiosques de autoatendimento e uso comum para check-in. Com a nova plataforma, a Azerbaijan Airlines e todas as outras companhias aéreas que utilizam o aeroporto vão poder acessar seus respectivos aplicativos de TI em tempo real, a partir de equipamentos compartilhados. Também está à disposição o uso de qualquer balcão do aeroporto, portão ou quiosque de autoatendimento para o check-in e embarque de passageiros, garantindo, assim, máxima flexibilidade e facilidade.

O sistema de gestão de bagagens BagManager, da SITA, tem como objetivo melhorar a eficiência do processamento de bagagem, reduzir casos de malas extraviadas, simplificar as operações de bagagem, além de ajudar a garantir decolagens no horário previsto. Se as malas não são entregues no prazo, os WorldTracer kiosks , da SITA, estão disponíveis para que os passageiros verifiquem o status de suas bagagens, sem ter que esperar por um agente.

Como parte do novo acordo, a SITA também fornece 145 novos displays e um sistema de áudio avançado em todo o terminal do aeroporto, a fim de manter os passageiros informados. O AirportResource Manager, da SITA, coordena a gestão em tempo real dos equipamentos aeroportuários, certificando que os recursos estejam disponíveis quando necessários. A SITA vai apoiar todas as novas soluções por cinco anos.

Dave Bakker, presidente da SITA para a Europa, diz: "A SITA tem trabalhado com a Azerbaijan Airlines por mais de uma década, ajudando seus planos de crescimento estratégico. Esse projeto é único na região, por fornecermos serviços de consultoria e soluções de ponta a ponta, trabalhando em estreita colaboração com o aeroporto, companhias aéreas e outras partes interessadas".

A Azerbaijan Airlines, companhia aérea nacional do Azerbaijão, é a maior usuária do novo terminal do Aeroporto Internacional Heydar Aliyev, em Baku. O terminal pode transportar cerca de 2.000 passageiros por hora. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e sua família ajudaram a inaugurar o novo espaço, que abriu oficialmente em 23 de abril de 2014.