Para ministro, compartilhamento e interatividade em tempo real geram impacto na viagem e potencializam o sonho de viajar

 

As ferramentas digitais disponíveis e o engajamento on-line do turista está transformando o jeito de viajar e a maneira de prestar serviços do setor. Na conferência de abertura do Congresso Festuris, em Gramado (RS), na sexta-feira, 7 de novembro, o ministro do Turismo, Vinicius Lages,  falou sobre os impactos das inovações tecnológicas no mercado e nas políticas públicas do governo federal para o turismo.

De acordo com Lages, além de fortalecer a demanda por experiências personalizadas, a propagação de temas de viagem em redes sociais cria uma forte agenda de promoção do turismo em tempo real. "O compartilhamento alimenta o sonho de outros turistas. Viajar é um desejo coletivo e o engajamento aumenta ainda mais esse desejo. Destinos, governos e trade devem trabalhar para entender melhor qual é o sonho de quem viaja e de quem pretende viajar", afirmou o ministro.

A importância do aparato tecnológico em viagens começa desde o planejamento: com a facilidade de acesso à informação - mapas, guias, aplicativos e sites colaborativos; com a simplificação de processos como o "check-in" por meio de dispositivos móveis, por exemplo; e com a possibilidade de antecipar  experiências, por meio do grande volume de imagens, relatos, plataformas de avaliação de serviços  e vídeos disponíveis em rede. "O governo está atento a isso.

O investimento em canais de interatividade pode criar uma gestão pública mais próxima do cidadão e do turista", avaliou o ministro. Dos 202 milhões de brasileiros, 62 milhões fazem pelo menos uma viagem por ano e 80 milhões ainda podem ingressar nesse universo, de acordo com o ministro. "A cultura da posse na sociedade da informação não faz mais sentido. A experiência tem cada vez mais valor", avalia.

O efeito da  tecnologia, ao invés de diminuir o desejo pelo deslocamento, estabelece novas formas e necessidades de interação com o mundo. "O turismo é a nova indústria  da felicidade. Ela tem capacidade de transformar o ser humano, e isso jamais vai ser colocado em xeque nem pela tecnologia, nem por qualquer outro tipo de desafio", analisou Lages.

O crescente impacto da tecnologia no processo de tomada de decisões do turista mobiliza o empresariado para que se mantenha atento a sua presença digital e à reputação de seus serviços e produtos. "Os ganhos para empresas e destinos realimentam esse ciclo: viajar, voltar satisfeito, compartilhar estórias, influenciar amigos e criar uma cultura de viagem", definiu o ministro.

Também participaram do painel de debates o presidente da Abracorp, Edmar Bull; o presidente do FOHB, Roberto Rotter; o presidente da Braztoa, Marco Ferraz; e o presidente da Abav-RS, Danilo Kehl.