Para aproximar fiéis, Basílica da Padroeira do Brasil conta com funcionalidades de acessibilidade

No próximo domingo (02), será celebrado o Dia Mundial das Comunicações. Para marcar a data, o Papa Francisco publicou uma mensagem que reflete sobre as redes e a cultura do encontro . O documento expressa o desejo do pontífice de que as redes sejam "um recurso para a comunhão" e aproximação entre as diversas comunidades. No Santuário Nacional, a tecnologia é utilizada em favor do acolhimento, auxiliando na catequese realizada a partir do maior centro de peregrinações da América Latina. Atualmente, grande parte dos esforços tem se concentrado na acessibilidade dos devotos que possuem algum tipo de deficiência ou limitação.

Desde o início do mês de abril por exemplo, quem passa pelo Circuito de Visitação à Cúpula, pode contar com o auxílio do audioguia para conhecer detalhes da história da construção do Santuário Nacional e o significado de elementos arquitetônicos do Baldaquino e da Cúpula.

Utilizando tecnologia importada da França, o equipamento possui a função audiodescritiva. Voltada para devotos que possuem deficiência visual, a opção conta, com detalhes, os símbolos arquitetônicos presentes no espaço e seu significado.

Ao todo, são cerca de 38 minutos de áudio, divididos em 14 faixas explicativas. Atualmente, elas estão disponibilizadas em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Na esteira da inclusão, a Rede Aparecida de Comunicação também possui recursos que promovem a acessibilidade. Na TV Aparecida, por exemplo, é possível selecionar a opção de closed caption, ativando legendas que descrevem as falas ou qualquer outro som presente na cena. Há ainda a possibilidade de acionar a audiodescrição em alguns programas da grade.

Além disso, a transmissão da missa diária leva as celebrações para dentro da casa daqueles que, por algum motivo, não conseguem se deslocar até alguma igreja para participar dos ofícios religiosos. 

Já o portal A12.com oferece, semanalmente, a leitura e a reflexão dos evangelhos dominicais em Libras. Além da liturgia semanal, o site também possui orações populares traduzidas na Língua Brasileira de Sinais. A página também transmite ao vivo, durante 24h, imagens de diversos pontos do Santuário Nacional, fazendo com que, da sua casa, o internauta possa rezar diante da Imagem da Padroeira do Brasil.