Motivo da mudança é incompatibilidade de agenda dos candidatos à presidência da República


Sérgio Nery, Brasília

O XII Cbratur (Congresso Brasileiro da Atividade Turística) seria realizado inicialmente no dia 22 de junho, mas foi adiado mediante consenso entre a CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara e a CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo) do Senado. O motivo foi a confirmação de que tanto o candidato do PSDB, José Serra, como a candidata do PT, Dilma Rousseff não poderiam comparecer ao evento na data estipulada. A nova data do congresso ainda não foi definida.



A confirmação da mudança na data do evento foi enviada pela senadora Marisa Serrano (PSDB/MS) à CTD e confirmada pelo vice-presidente da comissão, deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE), na tarde desta quarta-feira, em Brasília.

O formato dessa edição do evento anual do turismo no Congresso Nacional será diferente das anteriores e o auditório Nereu Ramos, na Câmara, se tornará o palco de um grande debate entre os candidatos à presidência a cerca do futuro do turismo no Brasil para os próximos quatro anos.

No encontro, todos os presidenciáveis que disputarão as eleições de outubro, terão a oportunidade de apresentar ao trade turístico e sociedade seus projetos e planos para o setor. Além disso, a cadeia produtiva do turismo irá levar suas reivindicações ao futuro governante do País.

Para isso, foi elaborado o Documento Referencial 2011/2014 pelo Grupo Gestor do CNT (Conselho Nacional de Turismo), que será apresentado aos candidatos com as reivindicações, metas e anseios da cadeia produtiva do turismo para o futuro do setor no País. Trata-se de um amplo estudo, construído por meio de todo o trade nacional, representado pelos líderes das entidades representativas que compõem o Grupo Gestor.

O evento é organizado pelas comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. A Frente Parlamentar de Turismo, a CNC (Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo), a CNTur (Confederação Nacional do Turismo) e o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) também participam do evento.