Serão ouvidas as reivindicações da categoria, com o objetivo de facilitar a interlocução com as empresas aéreas.

A possibilidade de greve dos trabalhadores aeroviários, que realizaram uma manifestação no último dia 8 de dezembro, paralisando um dos acessos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ), será tema de audiência pública da Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social, presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT).
 
Na reunião, que acontece hoje, segunda-feira, serão ouvidas as reivindicações da categoria, com o objetivo de facilitar a interlocução com as empresas aéreas. “Trata-se de uma categoria importante que está sendo desrespeitada, não só pela questão salarial, como pelos direitos trabalhistas, pela lei que estipulou um piso salarial, entre outras questões. Vamos procurar estabelecer um diálogo com os empregadores”, destacou Ramos.
 
De acordo com o pedetista, apesar da Lei 5.627/09 estabelecer piso salarial para todos os trabalhadores dos aeroportos do estado, há muitos relatos de aeroviários que ganham abaixo do valor mínimo. Foram convidados para a audiência representantes dos trabalhadores e das empresas aéreas. Estarão presentes ainda integrantes do Ministério Público do Trabalho, que recentemente emitiu nota a todos os sindicatos recomendando que não façam acordos salariais abaixo do piso estabelecido por lei.