Confirmação da indicação do PSB aconteceu, nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Deputado Romário é eleito primeiro vice-presidente Sérgio Nery, Brasília

A CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados tem, oficialmente, um novo presidente. O deputado Jonas Donizette (PSB-SP) foi eleito pelos integrantes da comissão, na tarde desta quarta-feira, em Brasília. Outra importante indicação do PSB para a mesa diretora da CTD no próximo ano foi a do deputado Romário (PSB-RJ), que foi eleito em sua primeira legislatura, como 1º vice-presidente.

Completam a mesa diretora da comissão, os deputados Valadares Filho (PSB-SE) e Renan Filho (PMDB-AL) como 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente. Os novos comandantes da CTD foram eleitos com 16 votos, dos 19 parlamentares titulares que compõem e comissão. O deputado Jonas Donizette é radialista e também exerce seu primeiro mandato na Câmara Federal. Além disso, foi vereador em Campinas e deputado estadual, em São Paulo.

A nova mesa diretora terá o desafio de comandar os trabalhos do colegiado e acelerar a votação de projetos de lei, em um momento importante, onde ambos os temas de atuação da CTD estão em foco, com a aproximação dos grandes eventos esportivos que o País sediará – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O novo presidente da CTD, deputado Jonas Donizette, que substitui e ex-deputada Raquel Teixeira, lembrou que sua eleição acontece em uma data importante, o Dia Nacional do Turismo, e destacou o desafio que terá pela frente. “O Turismo e Esporte nunca estiveram tão  interligados como agora e essa comissão tem o privilegio de equilibrar os dois temas. Trata-se de uma oportunidade de dar passo adiante e precisamos demonstrar capacidade de dar estrutura aos eventos, com mobilidade urbana, segurança publica e outros temas que iremos abordar”, disse.

Donizette salientou o momento economico do País e especialmente do setor de turismo. “O turismo cresceu 22% entre 2003 e 2007, mais do que qualquer outro setor no País. É uma  atividade com alto potencial de desenvolver valor adicionado em nossa economia nacional. Atualmente, gera cerca de seis milhões de empregos e esses números tendem a aumentar. Precisamos preparar essa gente, com cursos de Idiomas, de receptivo e, assim, criar estrutura adequada para o turismo”, garantiu.

O primeiro vice-presidente eleito da CTD, deputado Romário afirmou estar orgulhoso em fazer parte da CTD e garantiu, que apesar da inexperiência política, irá contribuir com os trabalhos do colegiado.

“Vou poder contribuir com toda a experiência adquirida em mais de trinta anos de carreira no esporte. Esta é uma das comissões mais importantes e acredito que, todos juntos, poderemos aproveitar o bom momento do País e dar grande contribuição ao povo. A realização dos grandes eventos esportivos são oportunidades para o turismo e o esporte crescerem”, afirmou.

Na manha desta quarta-feira, o presidente da Câmara, Marco Maia se reuniu com os todos os presidentes das comissões para definir os procedimentos de trabalhos. Maia pediu aos presidentes que estabeleçam metas de votações neste primeiro semestre e que identifiquem as propostas prioritárias de cada setor de atuação.

O presidente da CTD, Jonas Donizette, afirmou que além de garantir autonomia às comissões, Marco Maia espera fortalecer os debates das comissões e pediu sintonia dos colegiados com a presidência da Casa.